Reflexões acerca das etapas de identificação, fissuração e superação de obstáculos de aprendizagem no ensino de frações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p264

Resumo

Neste artigo propomos analisar e discutir como o conceito de frações numéricas é apresentado no livro didático do 5º ano do ensino fundamental. Para tal, recorremos às etapas de identificação, fissuração e superação dos obstáculos de aprendizagem, propostas por Astolfi (1999). As etapas são essenciais para que o estudante supere seus conhecimentos prévios inadequados conduzindo-os à automatização dos conhecimentos científicos. Destacamos que o ensino de frações é introduzido nos anos iniciais por professores de Pedagogia. Sabendo que este profissional precisa dar conta de múltiplos conhecimentos, para os quais muitas vezes se sente fragilizado, sinalizamos o reconhecimento das referidas etapas, com intuito de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem do conceito de frações.

Biografia do Autor

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lucia Menoncini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Matemática, Mestre em Matemática e Computação Científica e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos