O conhecimento da abordagem investigativa em aulas de Matemática na Formação de Professores

Autores

  • Denise Knorst da Silva UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim https://orcid.org/0000-0002-0316-5439
  • David Antônio da Costa Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p295

Resumo

Esse estudo refere-se a uma pesquisa de doutorado que investiga mobilizações de conhecimento sobre a prática docente produzidas em uma ação de formação orientada por casos de ensino (MIZUKAMI, 2000, 2004) sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática. A ação ocorreu com um grupo de catorze professores do Ensino Fundamental de uma Escola da rede pública estadual e foi organizada em dois momentos: i) análise de casos de ensino sobre a abordagem investigativa pelos professores; ii) planejamento e desenvolvimento de aula na abordagem investigativa pelos professores. A pesquisa de cunho qualitativo teve os dados produzidos a partir de gravações em áudio dos encontros de formação e de registros escritos dos professores, estes tomados para interpretação pela análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2006, 2011). As categorias de análise, a priori, foram organizadas em três direções: i) caracterização da abordagem investigativa, quanto aos seus elementos – tarefa investigativa, atividade Matemática investigativa, comunicação como diálogo; ii) reconhecimento da complexidade pedagógica da abordagem investigativa – atenção aos princípios balizadores para a compreensão da abordagem investigativa; iii) mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino – conforme proposto por Ball e colaboradores (2008). A síntese dos resultados sinaliza que a ação de formação orientada por casos de ensino é potencial para a compreensão da abordagem investigativa pelos docentes e para a mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino. Além disso, a interpretação da análise, na busca do metatexto, aponta para a abordagem investigativa em aulas de Matemática como um conhecimento relevante à formação de professores.

Biografia do Autor

Denise Knorst da Silva, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Docente da área da Matemática, Domínio Comum

Atuação nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado da UFFS/Campus Erechim

Pesquisadora em Educação Matemática

David Antônio da Costa, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontífica Universidade Católica (PUC/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos