A técnica de Polya: uma atividade contextualizada sobre função exponencial envolvendo o uso de contraceptivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e59069

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma atividade de ensino desenvolvida em oito turmas do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas distintas. A atividade aplicada envolveu o conteúdo de função exponencial decrescente utilizando a técnica de resolução de problemas proposta por Polya. Para a introdução do conteúdo foi proposto um questionamento que levou os alunos a refletirem sobre o uso da pílula anticoncepcional como método contraceptivo. Os alunos foram questionados sobre o tempo de ação do medicamento no organismo humano e foi promovido um debate sobre o assunto. Após o debate, foi apresentado um problema contextualizado envolvendo a absorção de anticoncepcional pelo organismo humano e em seguida foi proposto aos alunos que elaborassem uma estratégia de resolução deste problema e analisassem os dados. Para a socialização das conclusões obtidas pelos alunos foi utilizado o software Geogebra para exibir os gráficos das funções e utilizados aplicativos para criação/manipulação de imagens para apresentação do trabalho desenvolvido em sala de aula à comunidade escolar. A proposta de Polya para a resolução de um problema contextualizado envolvendo o conteúdo de função exponencial motivou os estudantes a se envolverem na tarefa proposta em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Rogério de Aguiar, Universidade do Estado de Santa catarina - UDESC

Professor Universitário do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui doutorado em matemática aplicada pela UNICAMP. Atualmente é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Ciências e Tecnologias -PPECMT da UDESC

http://lattes.cnpq.br/3563874234480861

Larissa Vieira Macalós, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduação: Licenciatura Plena em Matemática (UPF - RS)

Especialização: Ensino de Ciências  (IFSC- SC)

Mestrado: Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (UDESC-SC)

http://lattes.cnpq.br/8563550514098913

Jeferson Moizés Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduação: Licenciatura Plena em Matemática (UPF - RS)

Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (UDESC-SC)

http://lattes.cnpq.br/8659564607070867

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Publicado

2019-07-09

Edição

Seção

Relatos de Experiências