Cyberformação e o design de atividades-matemáticas: cultura, contextos e horizontes que se desvelam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e59179

Resumo

O objetivo desse artigo foi compreender, em termos de dimensão pedagógica, no que uma concepção de formação com professores de matemática que defende o trabalho com Tecnologias Digitais, de modo que essas sejam partícipes da produção do conhecimento matemático, progride quando há o desenvolvimento de atividades-matemáticas-com-TD vinculadas a contextos culturais. Isso foi discutido a partir de teóricos que estudam a concepção de Cyberformação e de outros que refletem sobre a inserção de contextos culturais na Educação. Assim, foi proposto um curso de extensão a distância para professores de matemática provenientes de diferentes contextos culturais, no qual esses desenvolveram atividades-matemáticas-com-TD, correlacionando-as a esses contextos. A análise realizada nos possibilitou evidenciar uma “matemática não planejada” como uma das facetas do horizonte que se desvelou à dimensão pedagógica da concepção da Cyberformação. Essa, se mostrou em função do professor se propor a desenhar atividades considerando aspectos de contextos culturais, possibilitando a seus alunos se lançarem a essa “matemática não planejada”, de modo a romper com a reprodução de atividades prontas, muitas vezes, coletadas em livros didáticos que se referem a grandes centros, o que não contribui com a produção do conhecimento com um sentido próprio atribuído à matemática estudada.

Biografia do Autor

Solange Mussato, Universidade Estadual de Roraima

Professora licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - (1999). É especialista em Educação Matemática também pela UFMS (2001). Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasi - ULBRA - (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, também pela ULBRA (2015). Atua como professora colaboradora no Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e, como coordenadora da matemática na Secretaria de Educação do Estado de Roraima. Possui experiência com a Matemática, particularmente na Educação Matemática, com relações nas seguintes áreas: Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação Básica.

Maurício Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Canoas (RS) (2001/2), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp - Rio Claro (SP) (2004) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Rio Claro (SP) (2008). Foi bolsista do programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, sob o processo BEX - 3899/06-3, na London South Bank University - Londres (UK). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes frentes:Tecnologias Digitais, Educação a Distância, Jogos Eletrônicos, Role Playing Game (RPG), Formação de Professores, Ensino de Cálculo. Coordenou o Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS- Ambientes-Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade) de março de 2008 a julho de 2014. Participa do grupo de pesquisa FEM (Fenomenologia e Educação Matemática - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6283479768168094), desde 2008. Foi coordenador do Grupo de Trabalho (GT06) Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), de 2009 a 2012. Foi 2º secretário da SBEM - Regional do Rio Grande do Sul de 2009 a 2012 e diretor dessa regional de 2012 a 2015. Atualmente, é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo.

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2019-07-09

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Artigos