Dispositivos móveis em sala de aula: uma jornada por Três Mundos da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e59790

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula, para o aprendizado do Sistema de Numeração Decimal. Trabalhamos com 26 alunos de Licenciatura em Pedagogia de uma faculdade particular na região oeste da grande São Paulo, que resolveram cinco problemas (aditivos ou multiplicativos) com a utilização do Multibase, um aplicativo para a plataforma Android que simula o Material Dourado. Para a análise dos dados, utilizamos os Três Mundos da Matemática, considerando a possibilidade de lidar principalmente com os mundos corporificado e formal no Multibase. Os resultados indicam que o casamento entre tecnologia e o Material Dourado é uma ideia frutífera para o desenvolvimento de características formais do Sistema de Numeração Decimal.

 

Biografia do Autor

Rosana Nogueira de Lima, Centro Nacional de Educação

Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995, 1998), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), com bolsa de estágio de doutorando no exterior CAPES na Universidade de Warwick, Reino Unido. Foi pesquisador/docente da Universidade Anhanguera de São Paulo e research scientist (adjunct) do Kaput Center for Research and Innovation in STEM Education, centro da University of Massachussets - Darthmouth. Atualmente é professora e Diretora Administrativa do Centro Nacioonal de Educação - CENAED. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: Três Mundos da Matemática, Equação, Corporificação, Funções, Equações e Resolução de Problemas.

http://lattes.cnpq.br/6571466466877887

Referências

Bairral, M. A. (2013). Do Clique ao Touchscreen: novas formas de interação e de aprendizado matemático. 36a Reunião Nacional da ANPEd. Goiânia/GO.

Costa, L. P., & Pavanello, R. M. (2015). "Vai" e "Empresta": A relação entre o Conceito e o Procedimento, entre o Ensino e a Aprendizagem. Em R. Borba, & G. Guimarães (Eds.), Pesquisa e Atividades para o Aprendizado Matemático na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (pp. 192-213). Brasília, DF, Brasil: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM.

Cybis, A. C., & Lima, R. N. (2015). Entrada, Ataque e Revisão: uma abordagem para a resolução de problemas multiplicativos. 4o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matematica, (pp. 1825-1836). Ilhéus/BA.

Freitas, R. C. (2004). Um Ambiente para Operações Virtuais com o Material Dourado. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo, Informática, Vitória.

Freitas, R. C. (2016). Aplicativo Multibase para tablets: Análise de uma de suas funcionalidades. Educação Matemática em Revista, 51, pp. 15-24. Acesso em 15 de novembro de 2016

Gray, E., & Tall, D. O. (1994). Duality, Ambiguity and Flexibility: a proceptual view of simple arithmetic. The Journal for Research in Mathematics Education, 26(2), pp. 115-141.

Lima, R. N. (2015). A Janela do Mundo de SimCalc: uma possibilidade para o ensino do conceito de função. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Lima, R. N., & Tall, D. (2008). Procedural Embodiment and Magic in Linear Equations. Educational Studies in Mathematics, 67(1), pp. 3-18.

Lima, R. N., Frant, J. B., & Pereira, J. C. (2014). Narrando Funções: Uma Possibilidade com o Software Simcalc. II Fórum GT06 - SBEM - Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Schroeder, L. T., & Lester, F. K. (1989). Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. Em P. Trafton (Ed.), New directions for elementary school mathematics (pp. 31-42). Reston, VA: NCTM.

Tall, D. (2013). How Humans Learn to Think Mathematically: Exploring the Three Worlds of Mathematics (1a ed.). New York, NY, USA: Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Edição

Seção

Artigos