Compreensão do número racional e sua representação a/b para além da relação parte – todo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62681

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória sobre a compreensão do conceito de Número Racional e sua representação a/b por alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que nessa compreensão estã presentes a competência de observar o contexto e o conteúdo das representações, a competência de realizar sobre propriedades do sistema de representação utilizado e a competência de compreender. As competências tiveram origem em abstrações realizadas pelo aluno ao agir em diferentes contextos e representações, passando de um contexto ao outro e transformando conteúdos contextuais e representacionais. Concluimos que a compreensão de um Número Racional e sua representação a/b, para além da relação parte – todo, apresenta-se consolidada somente quando, em diferentes situações e contextos, representados numericamente por a/b, consideram-se tanto semelhanças e diferenças, que permitem utilizar a relação parte – todo, mas também a oportunidade para superá-la.

Biografia do Autor

Raquel Gomes de Oliveira, UNESP-PP/EDUCAÇÃO (330014129044 PG)

Licenciada em Matemática pela FCT-Unesp, com Mestrado em Educação Matermática pela Faculadde de Educação da UNICAMP e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Durante 16 anos foi professora de Matemática na Educação Básica e atualmente é professora reponsável pelas disciplinas Didática e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp.

 

 

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Publicado

2019-12-20

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Artigos