Vestígios do ensino de desenho na Escola Normal do Maranhão: uma leitura a partir de revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e67343Resumo
Buscou-se neste artigo identificar nos trabalhos já produzidos de história da educação do Maranhão vestígios e/ou pistas (Bloch, 2002) que evidenciassem como se deu a formação de professores primários em Desenho na Escola Normal desse Estado. Com vistas a atingir esse objetivo, foi feita uma breve revisão da literatura, a partir da qual se estabeleceu a investigação. Neste sentido, descreve-se o movimento social, político e educacional da Escola Normal do Maranhão dos oitocentos (Saldanha, 2008; Soares, 2016; Castro, 2018), incluindo as tentativas de institucionalização e situando as condições que possibilitaram a formação dos profissionais no tocante à disciplina Desenho. A partir da tentativa de inserir o Maranhão num contexto de modernidade e progresso, a disciplina Desenho se insere neste movimento de alterações na formação dos professores primários maranhenses. E embora constitua um estudo ainda inicial, nomes de professores de Desenho e as suas devidas nomenclaturas já podem indicar dois possíveis movimentos: um de tomada desses sujeitos como experts em educação (Hofstetter et al., 2017) e outro de finalidades (Chervel, 1990) desta disciplina escolar.
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