(Re)inventando a relação matemática e arte: exercícios de pensamento, exercícios de olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67911

Resumo

O objetivo desse artigo é indagar sobre práticas matemáticas junto à arte e ao cotidiano. Para tanto, recorre-se a uma formação de professores realizada sob a forma de oficinas, cujo propósito foi relacionar matemática e arte por meio de imagens de pinturas. Entre a problematização sobre matemática e arte, as seguintes perguntas foram lançadas: “Ao olhar para as imagens, alguma coisa da arte lhes remete à matemática? Ou, ao contrário, a matemática remete à arte?”. Ao colocar as respostas dos professores sobre a mesa, a estratégia que adotamos não está em refletir ou compreender sobre como professores pensam ou propõem relacionar a matemática com a arte para melhor ensinar em suas salas de aula, nem mesmo propor a eles novas estratégias de ensino. Mas, antes, levantar dúvidas e outras questões acerca dos modos de relacionar a matemática com a arte. Disso evidenciou-se que: a relação tem sido compreendida por discursos do fazer prático, utilitário e cotidiano para ensinar matemática; que as práticas de ensino produzem, silenciosamente, modos de existir, de acreditar, de construir mundos, que são engendradas por uma concepção representacional entre matemática e arte. Em outra direção, problematiza-se uma relação que toma a arte e matemática como lugares potentes para propor exercícios de pensamentos.

Biografia do Autor

Débora Regina Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC e professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora Associado do Departamento de Metodologia de Ensino no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

Annas, J. (2012). Platão. Tradução de Marcio de Paula Hack. Porto Alegre: L&PM.

Carvalho, A. F. (2014). Foucault e a função-educador. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí.

Foucault, M. (1979). “Pour une morale de l’inconfort”. In: Dits et Écrits III – 1976-1979. Paris: Gallimard, 783-787.

Mondzain, M-J.(2015). Homo spectador: ver, fazer ver. Lisboa: Orfeu Negro.

Revel, J. (2005). Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez e Carlos Piovesani. São Carlos: Claraluz.

Sabatini, M. (2012). A crítica de Nietzsche à verdade: em “busca” de conhecimento enquanto criação. Revista Humanidades em Diálogo, São Paulo, v. IV, n. 11, 235-249.

Silva, J.J. (2007). Filosofias da matemática. São Paulo: UNESP.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Edição

Seção

Artigos