A geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise de referenciais curriculares sob a perspectiva do enfoque ontossemiótico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70404

Resumo

 

Apresenta-se, neste artigo, uma análise em referenciais curriculares no que se refere aos conhecimentos geométricos a serem desenvolvidos nos anos finais do Ensino Fundamental. É parte integrante de uma pesquisa que está em andamento que tem como objetivo investigar possibilidades da constituição de um currículo para a Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, na região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul, tomando como referência os constructos do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS). A análise toma como suporte elementos da Análise Textual Discursiva e como referência a Idoneidade Epistêmica do EOS. Inicialmente se destaca a análise epistêmica produzida no documento que apresenta a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, no que se refere aos conhecimentos geométricos e, em seguida, a análise realizada no documento que apresenta a proposta curricular de um município pertencente a 36ª CRE, tomando como referência a BNCC. Resultados apontam a presença, na BNCC, de modo equitativo, dos componentes epistêmicos situações-problemas, linguagem, regras, argumentos e relações. Na Proposta Curricular analisada foi possível perceber o encaminhamento de um trabalho com a Geometria focada em situações envolvendo grandezas e medidas, com pouca ênfase em situações envolvendo os objetos geométricos e suas propriedades. Ademais, a BNCC aponta para um trabalho com a geometria das transformações, além de aspectos formais de estudo dos objetos geométricos, que não estão presentes na Proposta Curricular. Destaca-se que o documento analisado se encontra em processo de reestruturação.

Biografia do Autor

Miriam Ferrazza Heck, ULBRA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Especialização em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Atualmente está cursando Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil
(ULBRA)

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

Doutora em Ciências da Educação e professora titular do curso de Mateática e do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- ULBRA.

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática