Abordagens de conceitos introdutórios de função por meio da resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado
An Experience In Supervised Internship
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e76850Resumo
O presente artigo apresenta considerações e reflexões acerca de algumas atividades realizadas com uma turma do 1° ano do Ensino Médio, com as quais trabalhamos com o conteúdo de introdução às funções, utilizando como metodologia de ensino-aprendizagem a resolução de problemas, conforme preconizada por Onuchic e Allevato (2011), Polya (1997) e Butts (1997), entre outros. Tais atividades foram desenvolvidas durante o estágio supervisionado, no primeiro semestre do ano de 2019, na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática – Estágio Supervisionado II, ofertada no quarto ano do Curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel. Além de relatar as atividades desenvolvidas e o trabalho realizado pelos alunos, apresentamos uma breve fundamentação sobre a resolução de problemas. Por fim concluímos que a prática realizada proporcionou aos professores em formação um rico processo de experimentar e refletir sobre a realização de atividades por meio da resolução de problemas e aos alunos do Ensino Médio a possibilidade de se envolverem e participarem de uma atividade em que puderam se expor, utilizar seus conhecimentos anteriores e aprenderem com os erros. What do you want to do ?New mailCopyReferências
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