Abordagens de conceitos introdutórios de função por meio da resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado

An Experience In Supervised Internship

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e76850

Resumo

 O presente artigo apresenta considerações e reflexões acerca de algumas atividades realizadas com uma turma do 1° ano do Ensino Médio, com as quais trabalhamos com o conteúdo de introdução às funções, utilizando como metodologia de ensino-aprendizagem a resolução de problemas, conforme preconizada por Onuchic e Allevato (2011), Polya (1997) e Butts (1997), entre outros. Tais atividades foram desenvolvidas durante o estágio supervisionado, no primeiro semestre do ano de 2019, na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática – Estágio Supervisionado II, ofertada no quarto ano do Curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel. Além de relatar as atividades desenvolvidas e o trabalho realizado pelos alunos, apresentamos uma breve fundamentação sobre a resolução de problemas. Por fim concluímos que a prática realizada proporcionou aos professores em formação um rico processo de experimentar e refletir sobre a realização de atividades por meio da resolução de problemas e aos alunos do Ensino Médio a possibilidade de se envolverem e participarem de uma atividade em que puderam se expor, utilizar seus conhecimentos anteriores e aprenderem com os erros. What do you want to do ?New mailCopy

Biografia do Autor

Dulcyene Maria Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

 What do you want to do ?New mailCopy

Thalia Falquievicz Corassa

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Cascavel-PR.

 What do you want to do ?New mailCopy

Bruno Gonçalves

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), Cascavel-PR. What do you want to do ?New mailCopy

Referências

Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/ CONSED/UNDIME.

Brasil (1997). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: matemática. Brasília: MEC/SEF.

Buriasco, R. (2002). Sobre avaliação em matemática: uma reflexão. Educação em Revista, (36A), 255-263.

Butts, T. (1997). Formulando problemas adequadamente. In: S. Krulik, & R. Reys,. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. (pp. 32-48). São Paulo: Atual.

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. FUNÇÕES. Disponível em: https://issuu.com/fonsecadossantos/docs/modificacao_funcoes20072/3. Acesso em: 24 abr. 2019.

Costa, M. dos S., & Allevato, N. G. (2019). A formação inicial de futuros professores de matemática sob a perspectiva da Resolução de Problemas. Revista Brasileira de Educação de Ciencias e Educação Matemática, v. 3 (1A), 40-65.

Dante, L. R. (1991). Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática.

Hughes-Hallett, D. et al. (2005) Cálculo. Rio de Janeiro: LTC.

Onuchic, L. R., & Allevato, N. S. G. (2011). Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, v. 25 (41A), 73-98.

Paraná (2018). Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Educação infantil e componentes curriculares do Ensino Fundamental. CONSED/UNDIME.

Paraná (2008). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: matemática. Curitiba.

Polya, G. (1995). A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência.

Polya, G. (1997). Sobre a resolução de problemas de matemática na high school. In: S. Krulik, & R. Reys. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. (pp. 1-3). São Paulo: Atual.

Schoenfeld, A. (1996). Porquê toda esta agitação acerca da resolução de problemas? In: P. Abrantes, L. Leal, & J. Ponte. Investigar para aprender matemática. Lisboa: APM e Projeto MPT.

Schön, D. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In: A. Nóvoa. Os professores e a sua formação. (pp. 79-91). Lisboa: D. Quixote.

Souza, M. A. V. F. (2017). Impactos da gestão de aulas baseadas em problemas verbais de Matemática sobre a aprendizagem. Educar em Revista, (64A), 231-246.

Trento, A. C. (2019). Metodologia de resolução de problemas: uma análise das contribuições e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de polinômios no ensino fundamental (Dissertação de Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências