Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 (2021)
v. 16 (2021)
Publicado:
2021-03-09
Artigos
Sequências Numéricas: um levantamento de pesquisas desenvolvidas de 2010 a 2020
Jessica Rohden Schlickmann, Méricles Thadeu Moretti
1-21
PDF/A
Traços da Modelagem Matemática escolar para o ensino de polinômios
Manoel Lucival Da Silva Oliveira, Gleison de Jesus Marinho Sodré
1-20
PDF/A
Educação Especial e Libras nos cursos de licenciatura em Matemática: um saber profissional para uma formação docente inclusiva
Renata Vanessa Gonçalves Leal, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges, Djerly Simonetti
1-20
PDF/A
Démonstration par l’absurde: une épine dans l´enseignement et l´apprentissage des mathématiques - une étude de cas au Mali
Aboubacar Bamba, Saddo Ag Almouloud
1-35
PDF/A
O uso dos experimentos mentais como possível metodologia de ensino da matemática: um olhar epistemológico
Willian José Cruz
1-26
PDF/A
Formação continuada de professores de matemática para uso de tecnologias digitais: uma análise a partir de um curso de extensão sobre o software scratch
Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Tânia Teresinha Bruns Zimer, Sérgio Camargo, Marcelo Souza Motta
1-21
PDF/A
As Transformações Geométricas: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
João do Espírito Santo Lima Malcher Junior, Rosineide de Sousa Jucá
1-22
PDF/A
Aprendizagem significativa de estratégia para resolução de sistemas de equações
Odalea Aparecida Viana, Rodrigo Junior Rodrigues
1-24
PDF/A
As Licenciaturas em Matemática no estado do Rio Grande do Sul: um mapeamento do cenário atual
Daniel Fernandes da Silva, Prof. Dra. Núria Hanglei Cacete
1-16
PDF/A
Avaliando o "PISA" Matemática
Tarliz Liao, Marcelo Souza Motta, Cláudia de Oliveira Fernandes
1-20
PDF/A
A comunicação na construção de cenários animados por alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação
Maria Ivete Basniak, Emili Boniecki Carneiro
1-22
PDF/A
A classificação matemática do filósofo Francis Bacon
Kleyton Vinicyus Godoy, Marcos Vieira Teixeira, Douglas Gonçalves Leite
1-26
PDF/A
Professores discutindo a significação do conhecimento no clube de matemática
Mayline Regina Silva, Wellington Lima Cedro
1-20
PDF/A
O processo de formação continuada em um grupo de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis
Alex Sandro Gomes Leão, Francieli Martins Chibiaque, Edward Frederico Castro Pessano
1-21
PDF/A
Concepções pedagógicas de professoras do Ciclo de Alfabetização acerca da avaliação em Matemática
Paola Reyer, Thaís Daltoé, João Alberto
1-22
PDF/A
Delineando tarefas de funções trigonométricas por meio do mecanismo atencional top-down
Laerte Silva da Fonseca, Márcia Azevedo Campos, Eliane Santana de Souza Oliveira
1-22
PDF/A
Teoria de registros de representações semióticas e sistemas lineares: contribuições de uma sequência didática
Carolina Ferreira da Silva, Vanilde Bisognin
1-21
PDF/A
A história da matemática no campo da educação matemática: um olhar a partir da instituição e constituição do campo
Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
1-19
PDF/A
“Resolva de cabeça e confira na calculadora”: análise de atividades em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Luan Costa de Luna, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
1-21
PDF/A
Como livros didáticos de matemática dos anos iniciais estão abordando a educação financeira após a inclusão desta temática na BNCC?
Beatriz Oliveira do Livramento, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos
1-26
PDF/A
Equações diferenciais ordinárias: uma análise de livros-texto indicados por cursos de licenciatura em matemática brasileiros
Alessandra Lucero Silva, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
1-21
PDF/A
Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”: uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório
Paulo Jorge Magalhães Teixeira
1-21
PDF/A
O professor de matemática diante de uma nova realidade: o ensino remoto
Daiana Estrela Ferreira Barbosa, Pedro Lucio Barboza
1-16
PDF/A
Revisão sistemática de Dissertações do PROFMAT: um diálogo entre combinatória e tecnologias digitais
Marcos Adriano Sopeletto Oinhas, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon
1-21
PDF/A
Como os estudos de Piaget e Kamii podem ser percebidos nos objetos de conhecimento apresentados na BNCC?
Jaqueline Richter, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
1-21
PDF/A
Contribuições da probabilidade para o cálculo analítico de integrais definidas
Fernanda Vital de Paula, Kevellyn Samara Lima da Silva, Domingos Santana Nascimento dos Santos
1-16
PDF/A
Transição para o ensino superior: um estudo de caso sobre as contribuições das representações semióticas
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin
1-22
PDF/A
A aprendizagem da Estatística na ESP-BIÉ. Uma reflexão a partir da experiência com os estudantes do curso de Matemática
Rosa Maria de Nascimento, Ezequias Adolfo Domingas Cassela
1-23
PDF/A
Ações discentes pós-prova de matemática de estudantes moçambicanos de um curso de licenciatura em ensino de matemática
Gabriel Mulalia Maulana, Rosalino Subtil Chicote, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
1-22
PDF/A
Praxeologias pessoais dos estudantes do 6º ano relativas à área de figuras planas
Almir Pereira de Moura, Paula Moreira Baltar Bellemain
1-21
PDF/A
Para aonde vai esse táxi? Uma revisão da literatura sobre a Geometria do Táxi no Brasil
Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain, Thyana Farias Galvão
1-21
PDF/A
Em busca de compreensões sobre utilização de recursos digitais na criação de objetos de aprendizagem de matemática
Fabiola Martins Stavny, Silvana Gogolla de Mattos, Renata Balbino , Evandro Alberto Zatti , Marco Aurélio Kalinke
1-22
PDF/A
O perfil das produções científicas da revemat: uma análise através das redes de coautoria
William de Souza Santos
1-19
PDF/A
Proposta metodológica para a representação de planos por meio do Software GeoGebra
Zeca Catuco André Quimuanga, Raúl Ceregido Domínguez
1-28
PDF/A
Os ‘eventos de instrução’ de Gagné implicados aos jogos de Quiz na Matemática
Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Giane Correia Silva, Awdry Feisser Miquelin, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Guataçara dos Santos Junior
1-26
PDF/A
Oficinas pedagógicas entrelaçadas às unidades temáticas de matemática e às vivências na formação e prática docente
Sandra Alves de Oliveira, Pamella Leite de Magalhães , Jane Maria Braga Silva , Reginaldo Fernando Carneiro
1-21
PDF/A
Abordagem da estatística em livros didáticos de matemática do ensino médio do PNLD 2018: o letramento estatístico
Mônica França da Silva, Givaldo Oliveira dos Santos
1-23
PDF/A
Investigação-histórica-com-tecnologia para a unidade de álgebra e geometria no 8º ano
Giselle Costa de Sousa, Alison Luan Ferreira da Silva
1-21
PDF/A
O ensino de probabilidade via atividades com o “Jogo do Máximo”
Emanuel Mendonça Viana, Jamilastreia Alves da Silva, Ana Carla Pimentel Paiva
1-20
PDF/A
Concepções de professores de matemática em portugal – um olhar a partir do ensino por competências
Leonardo José Leite da Rocha Vaz, Maria Leonor de Almeida Domingues Santos
1-20
PDF/A
Favorecimento da vivência da metacognição a partir da resolução de problemas aritméticos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Andreia, Marlene, Divanizia
1-23
PDF/A
Desenvolvimento de conceitos geométricos com alunos de um curso de pedagogia por meio de atividades envolvendo a realidade aumentada
Tarliz Liao, Sonia Regina Mincov de Almeida, Marcelo Souza Motta
1-18
PDF/A
Pensamento algébrico: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Flávia Pereira Righi, Leonardo Dalla Porta, Greice Scremin
1-21
PDF/A
O equipamento praxeológico para o problema didático da modelagem matemática
Gleison de Jesus Marinho Sodré
1-20
PDF/A
Pensamento Algébrico na aprendizagem de equações do 1º grau
Constantino Hilário, Elias Manensa Sabe, Idio Vilar Albano, Marinez Meneghello Passos
1-18
PDF/A
Conhecimento de propriedades da mediana e média de alunos do final do Ensino Médio
José António Fernandes, Ailton Paulo Oliveira Júnior
1-18
PDF/A
A formação inicial de professores de matemática como um espaço de mobilização e construção dos saberes docentes.
Kalyne Teresa Machado, Maria Cristina Rosa, Divanizia do Nascimento Souza
1-19
PDF/A
Os três Mundos da Matemática na formação de professores que ensinam Matemática: o cálculo da área limitada por regiões poligonais regulares
Geraldo Aparecido Polegatti, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
1-21
PDF/A
Teses e Dissertações sobre o Ensino e a Aprendizagem da Combinatória: Perspectivas Investigativas
Carlos Eduardo de Campos, Sonia Barbosa Camargo Igliori
1-20
PDF/A
Uma investigação didático-pedagógica no âmbito da aprendizagem cooperativa
Francisco Eteval da Silva Feitosa, Sonia Barbosa Camargo Igliori
1-22
PDF/A
Artefatos socioculturais do Cuito/Bié-Angola para o Ensino da Geometria - a Circunferência numa perspectiva da Etnomatemática
Ezequias Adolfo Domingos Cassela, Pedro Chimbinda Avelino
1-22
PDF/A
A abordagem do pensamento algébrico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Débora Cristina Borba Pereira Favero, Ana Lúcia Manrique
1-17
PDF/A
A estimativa em um calendário de pontes com problemas de Fermi
Elcio Schuhmacher, Robson Denke, Rubens Marschalek
1-22
PDF/A
Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: uma comparação a partir da disciplina matemática
Rafael Rix Geronimo, Daniel Couto Gatti, Lucas Diego Antunes Barbosa
1-19
PDF/A
Traduções
Aspectos filosóficos e epistemológicos da matemática e sua interação com a teoria e prática em educação matemática
Marluce Alves dos Santos, Saddo Ag Almouloud
1-16
PDF/A
Relatos de Experiências
Abordagens de conceitos introdutórios de função por meio da resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado
An Experience In Supervised Internship
Dulcyene Maria Ribeiro, Thalia Falquievicz Corassa, Bruno Gonçalves
1-21
PDF/A
Modelação Matemática em situação de construção de uma horta geométrica: possibilidades e desafios
Elisângela Brauner, Maria Cecília Pereira Santarosa, Cecília Elenir dos Santos Rocha
1-22
PDF/A
Funções integráveis e Integral de Riemann: um contributo da engenharia didática e da orquestração instrumental
Francisco Eteval Feitosa, Roberta dos Santos Rodrigues
1-27
PDF/A
Uma proposta de ensino de relações trigonométricas em ângulos notáveis por meio do material concreto Prédio Trigonométrico
Gustavo Gonçalves, Eduardo Boff Ribeiro, Gregor Dimitri Teixeira Karoleski, Kelen Berra de Mello
1-17
PDF/A
Idioma
Português (Brasil)
English
Enviar Submissão
Enviar Submissão