Teoria de registros de representações semióticas e sistemas lineares: contribuições de uma sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79048

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, com o objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem de Sistemas de Equações Lineares, à luz da Teoria de Registros de Representações Semióticas. Para isso, foi aplicada uma sequência didática sobre Sistemas de Equações Lineares, dividida em quatro blocos. O primeiro bloco foi destinado a uma familiarização com sistemas possíveis e impossíveis 2x2, por meio de problemas; o segundo bloco foi composto por problemas envolvendo sistemas possíveis 3x3 e 5x4; o terceiro bloco trouxe problemas referentes a sistemas impossíveis 3x3 e, por fim, o quarto bloco desenvolveu-se a representação gráfica de sistemas 2x2. Concluímos que a maior parte dos estudantes conseguiram transitar ao menos entre dois tipos distintos de representações de um mesmo objeto matemático, no entanto apresentaram dificuldades na representação gráfica de sistemas lineares.

Biografia do Autor

Carolina Ferreira da Silva, Universidade Franciscana (UFN)

Carolina Ferreira da Silva, Universidade Franciscana, orcid:0000-0003-2416-6403, curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/2745523834709203

Vanilde Bisognin, Universidade Franciscana- UFN

Vanilde Bisgonin, Universidade Franciscana, orcid: 0000-0001-5718-4777, currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1245060231128858

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Publicado

2021-05-28

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Artigos