Sequências Numéricas: um levantamento de pesquisas desenvolvidas de 2010 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82191

Resumo

Este artigo tem como objetivo de fazer o levantamento de teses e dissertações brasileiras produzidas entre 2010 e 2020 que dialoguem a respeito das Sequências Numéricas, Progressões Aritmética ou Progressões Geométricas e que, preferencialmente, tenham utilizado a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Neste trabalho, apresenta-se um mapeamento de 20 dissertações brasileiras encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ou ainda no Banco de Dissertações e teses da CAPES que foram apresentadas e defendidas no período de 2010 a 2020. Destes 20 trabalhos desenvolvidos, 12 são trabalhos de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Matemática e apresentam uma revisão da teoria da Sequência Numérica, além de criarem produtos educacionais ou Sequências Didáticas que possam ser aplicadas no Ensino Básico. Encontra-se neste trabalho também, um breve referencial teórico a respeito da Teoria de Registros e Representação Semiótica, no qual se articula as Sequências Numéricas com esta teoria apontada. Dos 20 trabalhos encontrados, apenas 7 utilizam a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, e, destes 7, apenas 1 compõe a banca de dissertações do PROFMAT.

Biografia do Autor

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática

Universidade Federal de Santa Catarina, Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, Florianópolis, Brasil.

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Publicado

2021-10-26

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Artigos