O ensino de probabilidade via atividades com o “Jogo do Máximo”

Autores

  • Emanuel Mendonça Viana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0002-5147-4316
  • Jamilastreia Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79665

Resumo

O conteúdo Probabilidade dispõe de grande importância para a tomada de decisões em nossa sociedade, pois trata da área da Matemática que estuda as chances de um determinado evento acontecer. O ensino desse assunto nas escolas apresenta-se como um conteúdo a ser trabalhado desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, sempre aprofundando as noções matemáticas envolvidas a cada etapa de formação do estudante. À vista disto, neste artigo descrevemos, de modo particular, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo acerca do ensino de Probabilidade, que teve o intuito de depreender os obstáculos relativos à compreensão desse conteúdo matemático. Desse modo, apresentamos uma breve discussão acerca de pesquisas que retratam o seu ensino e desenvolvemos uma proposta de aprendizagem por meio de uma exploração adequada de um jogo virtual intitulado “Jogo do Máximo”. Além disso, indicamos e estruturamos situações-problema que oportunizam um melhor entendimento do conteúdo e auxiliam os alunos a desvincular esse assunto a apenas uma natureza mecânica algorítmica.

Referências

Almould, A. S. (2007). Fundamentos da Didática da Matemática. São Paulo: Editora UFPR.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. (1998) Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Secretaria de Educação Fundamental.

Campos, S. G. V. B, & Novais, E. S. (2010, julho) Jogos e brincadeiras para ensinar e aprender probabilidade e estatística nas séries iniciais do ensino fundamental. In Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática, Cultura e Diversidade (pp.1-9). Salvador, BA. Recuperado de https://www.matematicando.net.br/wp-content/uploads/2017/07/JOGOS-E-BRINCADEIRAS-PARA-ENSINAR-E-APRENDER-PROBABILIDADE-E-ESTATÍSTICA-NAS-SÉRIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL.pdf

Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas.

Grando, R. C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Hacking, I. (1999). The emergence of probability. Cambridge U. Press, London.

Hazzan, S. (2004). Fundamentos de Matemática Elementar – vol. 5. São Paulo: Editora Atual.

Lopes, C. E. (2008). O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. CEDES, Campinas, v. 28, n. 74, 57-73, Apr. 2008. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100005&lng=en&nrm=iso

Moreira, M. F. et al. (2016, julho) Metodologias com o uso de jogos e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. In Anais eletrônicos do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM - Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades (pp 1-12 ). São Paulo, SP. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7873_3940_ID.pdf

Morgado, A. C. de O. (1991) et al. Análise combinatória e probabilidade. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

NERES, Raimundo Luna; CORREA, Venâncio Barros. Resolução de Problemas, segundo Pólya, para o ensino de probabilidade usando jogos de loteria Problem solving, According to Pólya, for the Probability Teaching, using lottery games. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 20, n. 2, 2018.

Ribeiro, C. E., & Goulart, A. (2013, julho) O ensino de probabilidade por meio de jogos na Educação de Jovens e Adultos. In Anais do X Encontro Nacional De Educação Matemática (pp. 1-15). Curitiba, PR. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/298_733_ID.pdf

SANTOS, Tawana Telles Batista; DOS SANTOS, Lilian Gleisia Alves. Jogos no ensino de probabilidade e análise combinatória: relato de uma proposta metodológica no ensino médio. Encontro Nacional de Educação Matemática, X, 2016.

Soares, J. D. (2020) Probabilidade: uma proposta didática para se trabalhar no ensino médio (Dissertação de Mestrado em Matemática). Universidade Federal de Lavras. Lavras, MG.

Silva, F. M. N. (2013). Jogos no processo de ensino-aprendizagem em probabilidade (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP.

Soukeff, F. E. B. (2014). Jogo Mega-Duque: uma proposta para o ensino de probabilidade (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. São Paulo, SP.

Viali, L. (2008). Algumas considerações sobre a origem da teoria da probabilidade. Revista Brasileira de História da Matemática. Recuperado de https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/177/163

Downloads

Publicado

2021-10-25

Edição

Seção

Artigos