A aprendizagem da Estatística na ESP-BIÉ. Uma reflexão a partir da experiência com os estudantes do curso de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79490Resumo
Este artigo objetiva-se em apresentar os resultados das experiências de aprendizagens adquiridas pelos estudantes do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, na disciplina de Estatística. O estudo é quantitativo do tipo experimental, pois, descreve uma experiência com 45 estudantes afetos ao segundo ano do curso de ensino da Matemática, a partir do trabalho com dados de situações do cotidiano. Os resultados do pré-teste e pós-teste evidenciam um aumento do nível de conhecimento dos estudantes após a aplicação da estratégia. Como resultado da experiência destaca-se uma mudança de atitude e de enfoque metodológico no processamento estatístico dos dados, pois, os problemas exigiram a reflexão sobre os tipos de dados, sua estrutura, bem como encontrar padrões que caraterizam o seu comportamento, para posteriormente selecionar o modelo que mais se ajusta aos dados, com vista a correta tomada de decisões.
Referências
Álvarez, J. C. (2012). Concepción teórico-metodológica del proceso de enseñanzaaprendizaje de la unidad curricular análisis del dato estadístico. Tese de doutoramento. Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño. La Habana, Cuba.
André, A. L. (2018). Representação e interpretação de dados e medidas estatísticas por alunos do 3º ano do curso de matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa. Lisboa.
Andrés, M. & Castillo, L.(2004). Bioestadística. Editorial norma.
Arias, F. G. (2012). El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica. (6ta edición). Caracas, Venezuela. Editorial Episteme.
Cadima, S. (2013). Tratamento de dados no 7.º ano de escolaridade: Medidas estatísticas. (Relatório de mestrado). Universidade de Lisboa. Portugal
Batanero, C., e Godino, J. D. (2001). Análisis de datos y su didáctica. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/273453581_Analisis_de_datos_y_su_didactica.
Cassinela, E. N. (2016). Modelo didáctico para el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Estadística Descriptiva en la formación de profesores de Geografía en el ISCED-Huambo. (Tese de doutoramento). Universidad de ciencias pedagógicas Enrique José Varona. La Habana, Cuba.
Jacinto, O. P.; Borges, T. C; Arnaez, I.; Heredia, R. H. (2011). Los diseños estadísticos en la investigación pedagógica. Editorial educación cubana. La Habana, Cuba.
Li, K. Y. e Shen, S. M. (1992). Students' weaknesses in statistical projects. Teaching Statistics, 14 (1), 2-8.
Martín, P. J. (2006). Apuntes para el tratamiento estadístico de datos. Madrid: Editorial ISCI.Espanha
Merino, B. C. (2003). Significado de las medidas de posición central para los estudiantes de la secundaria. (Tese de doutoramento). Universidade de Granada. Espanha.
Morales, E. E. (2010). La estadística. Herramienta fundamental en la investigación pedagógica. (2da edición). La Habana, Cuba. Editorial Pueblo y Educación.
Pollasek, A., Lina, S. y Well, A. D. (1981). Concept or computation: Students' understanding of the mean. Educational Studies in Mathematics, 12, 191-204.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).