A aprendizagem da Estatística na ESP-BIÉ. Uma reflexão a partir da experiência com os estudantes do curso de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79490

Resumo

Este artigo objetiva-se em apresentar os resultados das experiências de aprendizagens adquiridas pelos estudantes do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, na disciplina de Estatística. O estudo é quantitativo do tipo experimental, pois, descreve uma experiência com 45 estudantes afetos ao segundo ano do curso de ensino da Matemática, a partir do trabalho com dados de situações do cotidiano. Os resultados do pré-teste e pós-teste evidenciam um aumento do nível de conhecimento dos estudantes após a aplicação da estratégia. Como resultado da experiência destaca-se uma mudança de atitude e de enfoque metodológico no processamento estatístico dos dados, pois, os problemas exigiram a reflexão sobre os tipos de dados, sua estrutura, bem como encontrar padrões que caraterizam o seu comportamento, para posteriormente selecionar o modelo que mais se ajusta aos dados, com vista a correta tomada de decisões.

Biografia do Autor

Rosa Maria de Nascimento, Escola Superior Pedagógica do Bié

Doutora em Educação Matemática na especialidade do Ensino de Estatística (UCPJV Havana-Cuba) Professora do curso de licenciatura em Matemática e em Física da Escola Superior Pedagógica do Bié.

Ezequias Adolfo Domingas Cassela, Escola Superior Pedagógica do Bié

Departamento de Ciências Exatas

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Publicado

2021-10-22

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Artigos