A estimativa em um calendário de pontes com problemas de Fermi
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80405Palavras-chave:
Antiguidade Tardia, historiografia, invasões bárbaras, visigodos, hunosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa “MathBridges”, o qual explora a habilidade de resolver problemas de estimativas no cotidiano, usando de um calendário de pontes do mundo contendo problemas de Fermi. Considera-se que a modelagem é essencial para se entender eventos e situações reais e a estimativa é um facilitador desse processo, que permite que alunos lidem com situações e conteúdos complexos. A pesquisa realizada é do tipo exploratória e a amostra do estudo se consistiu de um grupo de 30 alunos. A escolha do tema foi feita a partir de um projeto internacional realizado entre duas Instituições: do Brasil, a Universidade Regional de Blumenau, e da Alemanha, a Universidade de Münster, em consórcio com outros 10 países. A pesquisa de caráter qualitativo identifica o potencial dos problemas de Fermi no desenvolvimento de habilidades de modelagem usada na resolução de problemas, na disciplina de Introdução à Física, no curso de Física. A fundamentação teórica está ancorada na resolução de problemas de Fermi, que tem como princípio que estimar significa fazer um cálculo aproximado acerca de uma quantia ou uma grandeza. Os resultados do estudo mostram que a utilização dos problemas de Fermi, que permeiam as ciências, com um enfoque no raciocínio lógico-matemático, desenvolve a modelagem e auxilia os alunos a serem críticos.
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