Praxeologias pessoais dos estudantes do 6º ano relativas à área de figuras planas

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79763

Resumo

Este artigo, que apresenta parte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo discutir a relação pessoal de estudantes do 6º ano do ensino fundamental com a área de figuras planas após a abordagem desse objeto de saber em sala de aula pela professora. O marco teórico desse trabalho é a Teoria Antropológica do Didático, com ênfase na noção de praxeologia pessoal desenvolvida por Hamid Chaachoua e colaboradores. Os dados analisados foram as respostas de estudantes a um teste, elaborado e aplicado pela professora ao final do processo de ensino da área, e entrevistas realizadas com a professora e com alguns estudantes. Os resultados apontam que a divisão das tarefas em tipos de tarefas realizadas pela maioria dos estudantes não corresponde à realizada pela representante da instituição. Foram observadas praxeologias pessoais em conformidade com a praxeologia institucional; praxeologias pessoais nas quais o tipo de tarefa correspondia ao institucional, mas cujas técnicas e tecnologias pessoais estavam erradas e, praxeologias pessoais nas quais o tipo de tarefa pessoal não correspondia ao tipo de tarefa institucional e com a técnica e a tecnologia pessoais erradas.

Biografia do Autor

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutora em Didática das Disciplinas Científicas - especialidade Didática da Matemática pela Universidade de Grenoble I - França (1996). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Educação Matemática com ênfase no campo teórico da Didática da Matemática e mais especificamente Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática e abordagem documental do didático. Tem dois focos principais de investigação: o primeiro diz respeito às questões de ensino, aprendizagem e formação de professores sobre conteúdos do campo das grandezas e suas medidas (análise de livros didáticos, diagnóstico dos conhecimentos dos alunos, análise de erros, construção e experimentação de sequências de aprendizagem) e o segundo é relativo à integração de tecnologias no ensino, na aprendizagem e na prática docente em matemática.

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Publicado

2021-10-22

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Artigos