Modelação Matemática em situação de construção de uma horta geométrica: possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82092

Resumo

Este artigo tem por finalidade propor reflexões sobre os saberes do sistema educacional de ensino, através de atividades práticas desenvolvidas no ambiente escolar na educação básica. Partindo desse pressuposto apresenta-se a descrição de uma intervenção docente no Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto do curso de Matemática, da Universidade Federal (omitido avaliação cega). O trabalho teve por objetivo apresentar as possibilidades e desafios da investigação da proposta de modelação matemática no ensino e aprendizagem de matemática. A horta comunitária serviu às finalidades de investigação e de compreensão dos conceitos matemáticos de ângulos e polígonos. Ao longo do desenvolvimento da intervenção foi fundamental o conceito de Modelação, para guiar o processo de ensino e aprendizagem, divididos em etapas que gradualmente aumentavam a complexidade e aprofundavam os conteúdos, realizando a união entre conhecimentos que fazem parte do cotidiano dos alunos e conhecimentos científicos e matemáticos. Baseado no referencial de modelação matemática com vistas à aprendizagem significativa possibilitou identificar os desafios, desde lugar para realizar a horta, conhecimentos prévios sobre medidas, reconhecer os padrões para resolver a situação-problema de modelação. Conclui-se que desenvolver distintas práticas no ambiente escolar favorece e amplia a aprendizagem da matemática para todos, para aprendizagens significativas nos diferentes contextos.

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Publicado

2021-10-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências