Educação Especial e Libras nos cursos de licenciatura em Matemática: um saber profissional para uma formação docente inclusiva

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82667

Resumo

A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais) é obrigatória desde 2005 em todos os cursos de Licenciatura e de Fonoaudiologia em todo o Brasil. Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Estado do Paraná, partindo do seguinte questionamento: que influências no saber profissional e para uma atuação docente inclusiva são possibilitadas pela disciplina de Libras? Para a coleta dos dados, foram analisados os Projetos Pedagógicos e as ementas da disciplina Libras e de disciplinas que possuem a educação inclusiva como foco. A análise das ementas da disciplina de Libras objetou identificar em que medida, para além dos aspectos linguísticos, esta disciplina contribui para uma formação na perspectiva inclusiva. Como conclusão, a disciplina Libras é a única no âmbito da Educação Inclusiva presente nos currículos de caráter obrigatório garantido por legislação. Também se observou que, além de aspectos linguísticos da mesma, abordam-se aspectos históricos, políticos e culturais da educação de surdos. Dos resultados apresentados nas análises, sobressaem os aspectos teóricos que contribuem para uma melhor compreensão do contexto histórico, político e cultural dessa língua e, dentre os aspectos linguísticos, o valor gramatical das componentes não manuais, ou seja, das
expressões corpóreas/faciais, que favorecem a comunicação não verbal entre professores e estudantes, contribuindo para a atuação do docente em sala de aula inclusiva ou comum.

 

 

Biografia do Autor

Djerly Simonetti, Rede pública de Ensino de Santa Catarina

Professora de Rede pública de Ensino de Santa Catarina

 

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Publicado

2021-10-26

Edição

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Artigos