As Transformações Geométricas: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79703Resumo
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como são abordadas as Transformações Geométricas em alguns livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, apoiada em pressupostos da Teoria de Análise de Conteúdo (TAC) de Lawrence Bardin e da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma revisão bibliográfica de estudos realizados anteriormente na mesma temática ou que se aproximassem em algum aspecto, análise dos documentos oficiais (PCN’s, BNCC) e por fim, na análise de 8 (oito) livros didáticos, de duas coleções/autores diferentes, de 6º a 9º ano do ensino fundamental. Na análise dos livros consideramos as categorias “Organização Matemática” e “Organização Didática”, assim como as tarefas propostas ao longo dos capítulos. Os resultados apontaram que os livros analisados apresentam alguns conteúdos dos que seriam essenciais para a aprendizagem das transformações, bem como que estes atendem, mesmo que parcialmente as orientações da BNCC. Quanto às abordagens e recursos utilizados, os livros diferem de uma coleção para outra.
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