As Transformações Geométricas: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79703

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como são abordadas as Transformações Geométricas em alguns livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, apoiada em pressupostos da Teoria de Análise de Conteúdo (TAC) de Lawrence Bardin e da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma revisão bibliográfica de estudos realizados anteriormente na mesma temática ou que se aproximassem em algum aspecto, análise dos documentos oficiais (PCN’s, BNCC) e por fim, na análise de 8 (oito) livros didáticos, de duas coleções/autores diferentes, de 6º a 9º ano do ensino fundamental. Na análise dos livros consideramos as categorias “Organização Matemática” e “Organização Didática”, assim como as tarefas propostas ao longo dos capítulos. Os resultados apontaram que os livros analisados apresentam alguns conteúdos dos que seriam essenciais para a aprendizagem das transformações, bem como que estes atendem, mesmo que parcialmente as orientações da BNCC. Quanto às abordagens e recursos utilizados, os livros diferem de uma coleção para outra.

Biografia do Autor

João do Espírito Santo Lima Malcher Junior, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Pará

Coordenador e Professor de Matemática no Curso Popular TF Livre. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED UEPA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, na Universidade do Estado do Pará. Áreas de concentração: Educação, Educação Popular, Educação Matemática, Ensino de Matemática, Avaliação da Aprendizagem.

Rosineide de Sousa Jucá, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1994), Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008), Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2014). É professora Formadora do Centro de formação dos profissionais da Educação básica da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Professora orientadora do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará e professora efetiva da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação Matemática, especificamente na linha de Pesquisa de Formação de professores e Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMAT e membro do Grupo de pesquisa de Cognição e Educação matemática - GECEM, ambos os grupos da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2021-12-14

Edição

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Artigos