Ações discentes pós-prova de matemática de estudantes moçambicanos de um curso de licenciatura em ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e74925Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que buscou evidenciar as ações e os indícios de aprendizagens discentes pós-prova de Matemática de estudantes do 2º Ano do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática na Universidade Rovuma – Moçambique. Os dados foram coletados por meio de entrevistas que ocorreram após a realização de uma prova de Geometria Euclidiana dada em duas fases (sem intervenção). Com base na comparação de respostas dadas nas duas fases da prova, entrevistamos 20 estudantes que participaram nas duas fases, buscando explicações para as mudanças operadas da 1ª à 2ª fase da prova. Assumindo os procedimentos da Análise de Conteúdo para a organização e a interpretação das informações, aferimos que essas mudanças (indícios de aprendizagem) decorreram de ações discentes pós-prova: refletir sobre a prova, voltar a resolver as questões da prova, explorar recursos didáticos e de internet e/ou obter explicação de colegas ou docente. Essas ações, que se sucederam em contextos informais, sugerem que a prova oportunizou a metacognição e aprendizagens realizadas individualmente e/ou por meio de interações com outros.
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