Oficinas pedagógicas entrelaçadas às unidades temáticas de matemática e às vivências na formação e prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82585

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições de oficinas pedagógicas na formação continuada em matemática e na prática pedagógica de um grupo de professoras participantes do projeto de formação intitulado O ensino e aprendizagem da matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais”, durante o primeiro e segundo semestres de 2019, no município de xxxx, xxxx. Para a produção dos dados foram utilizados fotografias e questionários reflexivos dos momentos experienciados nas oficinas pedagógicas sobre as unidades temáticas “Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As oficinas pedagógicas como estratégias teórico-metodológicas vivenciadas nos encontros formativos e em aulas de matemática do grupo participante, contribuíram para novas aprendizagens em relação ao estudo e às práticas pedagógicas das unidades temáticas nos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, de forma lúdica, prazerosa e problematizadora. Estas proporcionaram aulas mais ricas e motivadoras, as quais os professores revelaram que seus estudantes puderam perceber a matemática como “algo mais simples” e de fácil entendimento.

Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil. Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia, Brasil. Integra os grupos de pesquisa: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

Pamella Leite de Magalhães , Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG)

Graduada em História pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga (FAVAP). Pós-graduação em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Supervisão e Inspeção Escolar pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Chefe de Departamento de Ensino Fundamental I - Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Ponte Nova, Minas Gerais, Brasil.

Jane Maria Braga Silva , Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Professora e Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Integra o Grupo de Pesquisa: GREPEM/UFJF.

Reginaldo Fernando Carneiro , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil. Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

 

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2021-10-26

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Artigos