Transição para o ensino superior: um estudo de caso sobre as contribuições das representações semióticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79016

Resumo

Este estudo objetivou investigar as contribuições das representações semióticas para a compreensão de conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral I. Participaram da pesquisa 16 alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, teve a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e ensino. Os aportes teóricos ancoram-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Em um estudo preliminar, foi aplicada uma avaliação diagnóstica, cujo resultado evidenciou lacunas, oriundas da Educação Básica. Após as análises preliminares, foi elaborada e aplicada uma sequência de ensino, cujas atividades abordam conteúdos básicos de matemática. A análise dos dados foi realizada com base na tripla análise sugerida por Raymond Duval e na comparação com a análise à priori. Mediante a análise realizada pode-se inferir que as representações semióticas mobilizadas durante a resolução das atividades, contribuíram para: um maior domínio no estabelecimento de relações entre as representações algébrica e gráfica de funções, uma melhor desenvoltura na leitura e interpretação de gráficos, avanços em relação à fatoração e simplificação de expressões, avanços na resolução de inequações, a compreensão do conceito de domínio e das implicações desse, no gráfico da função, bem como  a compreensão do conceito de função e da noção intuitiva de limite.

Referências

ARTIGUE, M. Ingeniéria didática. In: ARTIGUE, M. et al. Ingeniéria didatica en Educacion Matemática. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamericano, p. 33-61, 1995.

COLOMBO, J. A. A.; FLORES, C.R.; MORETTI, M. T. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. ZETETIKÉ, v. 16, n.29, p. 41-72, 2008.

CURY, H. N. Pesquisas em análises de erros no ensino superior: retrospectiva e resultados. In: FROTA, M. C. R.; NASSER, L. Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, 2009.

CURY, H. N. Análise de erros: uma possibilidade de trabalho em cursos de formação inicial de professores. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 10, 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba, 2013.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. LEVY, L. F.; SILVEIRA, M. R. A. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2013.

FERREIRA, R. A.; SANTOS, C. A. B.; CURI, E. Um cenário sobre pesquisas brasileiras que apresentam como abordagem teórica os Registros de Representação Semiótica. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 4, n. 2, p. 1-14, 2013.

NASSER, L.; FREIRE, J. L.; CARDADOR, D. Preenchendo Lacunas de Aprendizagem em Educação Matemática no Ensino Superior por meio da Educação a Distância. In: VI SPEM Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO, 2008, Rio de Janeiro (RJ). Anais... Rio de Janeiro, 2008.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: Uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Artigos