Funções integráveis e Integral de Riemann: um contributo da engenharia didática e da orquestração instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79491

Palavras-chave:

estratégias de aplicação do aprendido, aprendizagem, mediação, transferência de aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de orquestrações instrumentais visando o ensino dos conceitos de função integrável e integral de Riemann. Os sujeitos do estudo foram 21 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didática e numa perspectiva de complementaridade, adotamos um design de investigação, tendo em vista o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com o escopo de descrever e estruturar situações de ensino, que buscou investigar se a sequência de orquestrações instrumentais proposta contribuiu para a compreensão dos objetos matemáticos aqui abordados. Na relação dos dados compilados e apresentados, como resultados, evidenciamos que a maioria dos discentes demonstrou compreender o conceito de função integrável, conseguiram encontrar a área sob uma curva e explicar seus procedimentos, inclusive em língua natural, definir a integral definida em palavras e símbolos, de interpretar e representar uma integral graficamente, de avaliar as integrais e de reconhecer o uso de integrais no mundo real.

Biografia do Autor

Francisco Eteval Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Matemática.

Roberta dos Santos Rodrigues , Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas e bolsista de iniciação científica.

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Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências