Os ‘eventos de instrução’ de Gagné implicados aos jogos de Quiz na Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e77807

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender de que maneira se efetiva o processo de aprendizagem da Matemática, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do Paraná. Para tanto, analisamos a execução de jogos de quiz no decorrer de um ano letivo, segundo os ‘eventos de instrução’ externo para a aprendizagem de Robert Gagné. Utilizando a base metodológica da Grounded Theory para a coleta e análise dos dados da pesquisa, os resultados revelam que os eventos de instrução se fazem presentes em estratégias didáticas de jogos de quiz em sala de aula, na aprendizagem da Matemática. Apontamos ainda o ‘cativar o questionamento’ como um possível evento de instrução externo que pode satisfazer ou mesmo fornecer condições para o aprendizado com quizzes elaborados e desenvolvidos pelos próprios estudantes.

Biografia do Autor

Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor Associado II no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado.

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Publicado

2021-05-28

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Artigos