Revisão sistemática de Dissertações do PROFMAT: um diálogo entre combinatória e tecnologias digitais

Autores

  • Marcos Adriano Sopeletto Oinhas Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82303

Resumo

Neste artigo, busca-se responder às seguintes questões: Como as dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) de 2016 a 2020 tratam, na educação básica, a resolução de problemas de análise combinatória mediada pelas tecnologias digitais? Quais contribuições uma revisão sistemática dessas dissertações pode oferecer à pesquisa sobre essa temática no Brasil e às práticas de sala de aula? Apresenta-se uma série de análises decorrentes de uma revisão bibliográfica sistemática (Botelho, Cunha & Macedo, 2011; Romanowski & Ens, 2006) de dissertações do PROFMAT produzidas no período de 2016 a 2020. Recorreu-se a Gravina e Santarosa (1998), Onuchic (1999), Alevatto (2005) e Zanon (2019), para estudar nove produções, nas quais foram analisados principalmente as compreensões sobre análise combinatória e resolução de problemas, a presença das tecnologias digitais nas pesquisas, os aspectos metodológicos das investigações e os produtos que cada autor elaborou. O resultado das análises permitiu afirmar a existência de um conflito na compreensão do que seria a resolução de problemas, bem como a presença das tecnologias como suporte para a aplicação dos produtos elaborados.

Biografia do Autor

Marcos Adriano Sopeletto Oinhas, Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim

Orcid ID no endereço https://orcid.org/0000-0002- 6694-2434

Currículo lattes no endereço http://lattes.cnpq.br/1048935934780896

Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim

Orcid ID no endereço https://orcid.org/0000-0002-7120-2262

Currículo lattes no endereço http://lattes.cnpq.br/4458768372376772

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos