O uso dos experimentos mentais como possível metodologia de ensino da matemática: um olhar epistemológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79205

Resumo

Este artigo faz parte dos resultados da pesquisa teórica “Semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática”. O objetivo deste texto é apresentar as características dos Experimentos Mentais, no intuito de externá-los como uma possível metodologia para o ensino de Matemática. Para alcançarmos tal objetivo, empreendemos um caminho metodológico que buscou analisar livros textos, artigos e outras fontes, as quais nos permitiram interpretar os aspectos epistemológicos do conhecimento matemático e sua ressonância no ensino. Essas interpretações nos conduziram ao entendimento de quão é importante a aplicação dos Experimentos Mentais no desenvolvimento de uma dada atividade ou prova matemática, no processo de ensino e de aprendizagem desta ciência. Experimentos Mentais são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos, ancorados a um contexto bem definido, por meio de uma representação, como objeto de consideração numa dada prova e/ou atividade matemática.

Biografia do Autor

Willian José Cruz, Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Matemática

Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuo no programa de pós-graduação em Educação Matemática na mesma instituição. Sou doutor em Educação Matemática pela UNIAN e mestre em Educação Matemática pela UFJF.

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Publicado

2021-05-28

Edição

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Artigos