O uso dos experimentos mentais como possível metodologia de ensino da matemática: um olhar epistemológico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79205Resumo
Este artigo faz parte dos resultados da pesquisa teórica “Semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática”. O objetivo deste texto é apresentar as características dos Experimentos Mentais, no intuito de externá-los como uma possível metodologia para o ensino de Matemática. Para alcançarmos tal objetivo, empreendemos um caminho metodológico que buscou analisar livros textos, artigos e outras fontes, as quais nos permitiram interpretar os aspectos epistemológicos do conhecimento matemático e sua ressonância no ensino. Essas interpretações nos conduziram ao entendimento de quão é importante a aplicação dos Experimentos Mentais no desenvolvimento de uma dada atividade ou prova matemática, no processo de ensino e de aprendizagem desta ciência. Experimentos Mentais são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos, ancorados a um contexto bem definido, por meio de uma representação, como objeto de consideração numa dada prova e/ou atividade matemática.
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