O processo de formação continuada em um grupo de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82391

Resumo

Neste artigo se compartilham resultados de uma investigação que se propôs analisar as particularidades que se evidenciam em um curso de formação continuada, que visou contribuir para a prática do professor reflexivo e para o conhecimento didático e matemático do professor de Matemática. O estudo se apoia no conceito de Desenvolvimento Profissional Docente para professores de Matemática, e faz uso de seis objetivos de Sowder (2007) para análise dos resultados que ao fazer uso da Análise Textual Discursiva, encontrou seis categorias, as quais apontam que as formações precisam favorecer a práxis docente, e para tal, a escola precisa se responsabilizar pela formação de seus professores e tem grande potencial de ser centro da formação, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências, a fim de que possam repensar suas crenças e realizar planejamentos em conjunto.

Biografia do Autor

Alex Sandro Gomes Leão, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

raduado em Licenciatura Plena em Matemática pela PUC-RS em 2001, Mestre em Ensino de Matemática em 2009 pela Universidade Franciscana e doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFSM. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal do Pampa. Atua principalmente nas linhas de Ensino-aprendizagem de Matemática seus fundamentos filosóficos e epistemológicos, Formação de Professores, Processos de ensino-aprendizagem na escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa e Educação Científica. Membro do Grupo de Pesquisa ComCiência:Grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências, e do Grupo de Pesquisa (UNIPAMPA) e do GPEACIM: Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática (UFSM)

Francieli Martins Chibiaque, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande campus Carreiros e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Pampa campus Bagé. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no sub-projeto química. Pesquisadora nos grupos COMCIÊNCIA - Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências (UNIPAMPA) e GEQPC - Grupo de Educação Química na produção curricular área de CNT (FURG). Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores e Ensino de Ciências.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando ainda como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Referências

Alcarão,I. (1996). Ser professor reflexivo. In Alcarão, I. (Org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão Porto: Editora Porto.

Alcarão,I. (2003). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.

Berticelli, D. D. (2013). A influência dos recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. In. XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Recuperado de https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/6811_4530.pdf.

Brasil. (1998). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília.

Carpes, P. P G. (2019). Conhecimentos didático-matemáticos do professor de matemática para o ensino de números racionais. (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Franciscana.

Dewey, J. (1979). Democracia e Educação. Introdução à filosofia da educação. 4ª. Ed. São Paulo: Nacional.

Estevam, E. J. G. (2015). Praticas de uma comunidade de professores que ensinam Matemática e o Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística. (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Freire, P. (1996). FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, L. I. F & Fernandez, C. (2015). A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de professores de Química. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812015000200359&script=sci_abstract&tlng=pt

GERHARD, A.C.; ROCHA FILHO, J.B. (2012). A Fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências. Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/26927597.pdf

Kitzinger, J. Focus groups with users and providers of health care. In: POPE, C.; MAYS, N. (Org.). Qualitative research in health care. 2. ed. London: BMJ Books, 2000.

Leão, A. S. G. L; Pessano, E. F. C.; RIGHI, A. S & MENDES, L. N. D. (2020). O papel do PNAIC enquanto formação continuada e sua possível contribuição no desenvolvimento da profissão docente. Vivências. Recuperado de http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/250

López, P. & Alsina, Á. (2016). Creencias de los Futuros Maestros sobre la Aptitud Matemática: consideraciones para Promover Procesos de Cambio en la Formación Inicial. Bolema. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a02

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2008). Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.

Moraes, R. & Galiazzi, M. C. (2006). Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132006000100009&script=sci_abstract. &tlng=pt. Acesso em: Acesso em: 25 jul. 2019.

Nóvoa, A. (1999). Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Lisboa: F.E.U.S.P.

Nóvoa, A. (2002). Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa.

Nóvoa, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão: Lisboa: Educa.

Perrenoud. F. (2002). A prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed Editora

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. In Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM.

Ponte, J. P. (2011). Estudando o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In: N. PLANAS (Ed.). Educación matematics: Teoría, critica y prática. Barcelona: Graó.

Pozzo e Crespo (2009).Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento Científico. Recuperado de endereço eletrônico file:///E:/Downloads/POZO%20e%20CRESPO-%202009.%20Aprendizagem%20e%20o%20Ensino%20de%20Ciencias.%20Do%20Conhecimento%20Cotidiano%20ao%20Conhecimento%20Cientifico.pdf

Sowder, J. T. The Mathematical Education and Development of Teachers. In: Lester, F. K. (Ed.). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. North Carolina: Information Age Publishers, 2007. p. 157-223.

Sadovsky, P.(2007). Entrevista Nova Escola. Recuperado do endereço eletrônico https://novaescola.org.br/conteudo/925/falta-fundamentacao-didatica-no-ensino-da-matematica

Sfard, A. & Prusak, A. (2005). Telling Identities: in search of an analytic tool for investigating learning as a culturally shaped activity. Educational Researcher. Recuperado do endereço eletrônico https://www.researchgate.net/publication/242177845_Telling_Identities_In_Search_of_an_Analytic_Tool_for_Investigating_Learning_as_a_Culturally_Shaped_Activity.

Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed Editora.

Zeicher, M, K. (1993). A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa

Yin, R.K. (2001). Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos