Concepções pedagógicas de professoras do Ciclo de Alfabetização acerca da avaliação em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e78768

Resumo

O presente estudo enquadra-se em uma pesquisa qualitativa, com delineamento em Estudo de Caso e teve como objetivo principal entender as concepções pedagógicas sobre avaliação em Matemática de um grupo de professoras do Ciclo de Alfabetização de uma escola municipal de uma cidade do interior gaúcho. O grupo reuniu-se em cinco encontros tendo o objetivo principal de discutir a avaliação e os processos envolvidos nessa prática pedagógica. Os dados foram coletados a partir de diários escritos pelas professoras e a gravação e transcrição dos encontros realizados. A partir da análise de dados, constatou-se que as professoras enquadram-se em três categorias referente às concepções pedagógicas que possuem sobre avaliação, sendo elas avaliação como trabalho didático, avaliação como publicidade e avaliação como lente para a diferença. Por fim, observou-se que muitas dessas concepções se originam da tradição existente, bem como de outros fatores, além disso ainda há a necessidade de ampliar as relações entre avaliação e didática.

Biografia do Autor

Paola Reyer, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Pedagoga. Mestre e Doutorandda em Educação em Ciências. FURG

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Publicado

2021-10-22

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Artigos