Conhecimento de propriedades da mediana e média de alunos do final do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82350

Resumo

No presente artigo estuda-se o conhecimento de alunos brasileiros do Ensino Médio sobre propriedades da mediana e da média que derivam de transformações dos dados ou de afirmações enunciadas. Para tal, implementou-se um estudo quantitativo, de tipo descritivo, em que participaram 104 alunos do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região de São Paulo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online, do qual estudaremos aqui apenas três dessas questões, exatamente aquelas que dizem respeito a propriedades da mediana e da média. Na questão de itens abertos, perguntava-se sobre a alteração da mediana e da média ao adicionar-se um valor constante a todos os dados, e nas duas questões de itens fechados, numa inquiria sobre se a mediana diminui/aumenta/mantém-se ao acrescentar um ou dois dados em certas condições e na outra questionava-se se certas afirmações eram verdadeiras ou falsas. Em termos de resultados, em geral, os alunos revelaram muitas dificuldades nos itens abertos, enquanto nos itens fechados os alunos tiveram um melhor desempenho. Perante estes resultados, conclui-se que os alunos têm um conhecimento concetual da mediana e da média um tanto limitado, devendo ser-lhe dada mais atenção no ensino.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão

Referências

Ausubel, D., Novak, J. & Hanesian, H. (1980). Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana.

Batanero, C. (2013). Sentido estadístico. Componentes y desarrollo. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 55-61). Granada, Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada.

Boaventura, M. G., & Fernandes, J. A. (2004). Dificuldades de alunos do 12.º ano nas medidas de tendência central: O contributo dos manuais escolares. In J. A. Fernandes, M. V. Sousa, & S. A. Ribeiro (Orgs.), Actas do I Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola (pp. 103-126). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação.

Cazorla, I. M. (2003). Média aritmética: um conceito prosaico e complexo. In C. Reading (Ed.). Anais do IX Seminário de Estatística Aplicada (pp. 1-14). Rio de Janeiro: Instituto Interamericano de Estatística.

Díaz-Levicoy, D., Batanero, C., Arteaga, P., & Gea, M. M. (2016). Gráficos estadísticos en libros de texto de Educación Primaria: un estudio comparativo entre España y Chile. Bolema, 30(55), 713 – 737.

Estepa, A., & Pino, J. (2013). Elementos de interés en la investigación didáctica y enseñanza de la dispersión estadística. Números, 83(julio), 43-63.

Fernandes, J. A., & Barros, P. M. (2005). Dificuldades de futuros professores do 1º e 2º ciclos em estocástica. Actas do V Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (CIBEM). Porto (Portugal): Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Fernandes, J. A., & Freitas, A. (2019). Selection and Application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers. Acta Scientiae, 21(6), 82-97.

Fernandes, J. A., Gea, M. M., & Correia, P. F. (2019). Conhecimento de estatística bivariada de futuros professores portugueses dos primeiros anos. Revista Portuguesa de Educação, Braga, 32(2), 40-56.

Fernandes, J. A., Gonçalves, G., & Barros, P. M. (2021). Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto. Uniciencia, 35(1), 139-151.

Fernandes, J. A., Martinho, M. H., & Gonçalves, G. (2020). Uso de gráficos estatísticos por futuros professores dos primeiros anos na realização de trabalhos de projeto. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 13(4), 394-401.

Fischbein, E. (1987). Intuition in science and mathematics: an educational approach. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Freitas, A., Figueiredo, T. S., Silva, N., & Miranda, M. C. (2018). Dificuldades na aprendizagem da mediana e quartis por alunos do 8.º ano de escolaridade: estudo comparativo fórmula versus gráfico. Indagatio Didactica, 10(2), 109-132.

Gall, M. D.; Gall, J. P.; Borg, W. R. (2003). Educational research: An introduction. 7. ed. Boston: A & B Publications, 2003.

Hiebert, J., & Lefevre, P. (1986). Conceptual and procedural knowledge in mathematics: An introductory analysis. In J. Hiebert (Ed.), Conceptual and procedural knowledge: The case of mathematics (pp. 1-27). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Jacobbe, T., & Carvalho, C. (2011). Teachers’ understanding of averages. In C. Batanero, G. Burrill, & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics-Challenges for teaching and teacher education (pp. 199-209). Springer, Dordrecht.

Leon, M. R., & Zawojewski, J. S. (1991). Use of the arithmetic mean: An investigation of four properties. Issues and preliminary results. In D. Vere-Jones (Ed.), Proceedings of the Third International Conference on Teaching Statistics (pp. 302-306). Voorburg: International Statistical Institute.

Strauss, S., & Bichler, E. (1988). The development of children's concepts of the arithmetic average. Journal for Research in Mathematics Education, 19(1), 64-80.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Artigos