Conhecimento de propriedades da mediana e média de alunos do final do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82350Resumo
No presente artigo estuda-se o conhecimento de alunos brasileiros do Ensino Médio sobre propriedades da mediana e da média que derivam de transformações dos dados ou de afirmações enunciadas. Para tal, implementou-se um estudo quantitativo, de tipo descritivo, em que participaram 104 alunos do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região de São Paulo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online, do qual estudaremos aqui apenas três dessas questões, exatamente aquelas que dizem respeito a propriedades da mediana e da média. Na questão de itens abertos, perguntava-se sobre a alteração da mediana e da média ao adicionar-se um valor constante a todos os dados, e nas duas questões de itens fechados, numa inquiria sobre se a mediana diminui/aumenta/mantém-se ao acrescentar um ou dois dados em certas condições e na outra questionava-se se certas afirmações eram verdadeiras ou falsas. Em termos de resultados, em geral, os alunos revelaram muitas dificuldades nos itens abertos, enquanto nos itens fechados os alunos tiveram um melhor desempenho. Perante estes resultados, conclui-se que os alunos têm um conhecimento concetual da mediana e da média um tanto limitado, devendo ser-lhe dada mais atenção no ensino.
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