Favorecimento da vivência da metacognição a partir da resolução de problemas aritméticos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80141

Resumo

Neste trabalho investigamos se atividades com resolução de problemas envolvendo aritmética favorecem aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental a vivência da autoanálise dos próprios processos de aprendizagem (metacognição). Participaram do estudo estudantes de uma escola pública de Sergipe. Além das atividades de resolução de problemas, os estudantes responderam a um questionário metacognitivo e participaram de entrevista. Por meio das respostas coletadas, buscamos conhecer as estratégias metacognitivas empregadas pelos estudantes ao realizarem as atividades. Os problemas foram planejados seguindo os níveis de conhecimentos esperados dos estudantes propostos por Robert (técnico, mobiliz´ável, disponível). As respostas dos estudantes aos problemas, ao questionário e à entrevista mostraram que tais atividades motivaram, de fato, processos metacognitivos. 

 

Biografia do Autor

Andreia, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal De Areia Branca: Com experiência na área de Matemática, coordenação escolar, programas do MEC. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS.

Marlene, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará IFCE

Doutora em Didática de disciplinas, opção Matemática pela Universidade Dennis Diderot - Paris 7, com diploma revalidado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Formação inicial em Física e Matemática com bacharelado e licenciatura nas duas disciplinas,  Pesquisadora em Ensino de Ciências e Matemática, mais particularmente sob a influência das teorias da Didática francesa. Orientadora de mestrado e doutorado, responsável por pesquisas da Educação Básica ao Ensino Superior. 

Divanizia, Universidade Federal de Sergipe

Divanizia do Nascimento Souza concluiu o doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Mestrado em Física na Universidade Federal de Sergipe em 1997. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada (experimetal), e também em Ensino de Ciências e Matemática. Linhas de pesquisa: Dosimetria das radiações; Física Médica; Instrumentação científica; Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada; Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática.

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Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Artigos