Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”: uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80708

Resumo

Este trabalho objetiva tornar conhecida uma proposta de ensino aprendizagem acerca de conteúdo básico de análise combinatória por meio de um jogo de tabuleiro nomeado Grelha Retangular 3 x 4. Tal proposta visa fomentar a apropriação e o exercício do raciocínio combinatório enquanto diagramas de árvore são construídos com o objetivo de mostrar algumas (ou todas) possibilidades como o jogo pode se desenrolar, a partir de tomadas de decisão dos jogadores por ocasião da movimentação de “tampinhas de garrafa pet” sobre o tabuleiro de jogo. Em prosseguimento ao jogo, e o consequente reconhecimento das regras estipuladas, problemas de combinatória são propostos com o propósito de ir ao encontro do que é preconizado na teoria de Resolução de Problemas. A proposta está em consonância com indicações presentes na BNCC – Base Nacional Curricular Comum para o ensino aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetiva dimensionar a importância da proposição e criação de um jogo que contribua para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática com estudantes e professores dos anos iniciais, e esta pesquisa culminou com a proposta do jogo. Por meio do jogo se espera que o estudante sinta-se estimulado apropriar, exercitar e desenvolver o raciocínio combinatório enquanto constrói um diagrama de árvore para particulares situações de jogo, de início - possíveis ocorrer em qualquer momento do desenrolar de uma partida até que ela chegue ao seu final, de modo a conhecer e contabilizar as possibilidades de vitória para cada jogador.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense - UFF/Departamento de Análise - GAN

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Publicado

2021-12-14

Edição

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Artigos