Proposta metodológica para a representação de planos por meio do Software GeoGebra

Autores

  • Zeca Catuco André Quimuanga Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Uíge)-Angola https://orcid.org/0000-0002-7304-0738
  • Raúl Ceregido Domínguez Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED Sumbe)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80959

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa quali-quantitativa realizada como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Ensino de Matemática no Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola). O mesmo objectivou apresentar as directrizes metodológicas da sequência dos procedimentos interactivos para a representação de planos, usando o software GeoGebra incluindo o seu processo dinâmico nos estudantes do II e III ano de licenciatura do Curso de Ensino de Matemática do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (ISCED-Uíge). Para o cumprimento desta meta foram realizadas as pesquisas bibliográfica e a investigação-acção, tendo com principal instrumento de recolha de dados o questionário. Os resultados obtidos e a satisfação notada nos estudantes durante as actividades desenvolvidas, concluiu-se que o software GeoGebra é um recurso prático, dinâmico e atractivo e que pode romper paradigmas de modo a transformar o estudante num agente cada vez mais activo, melhorando desta forma a qualidade do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva. Por isso, espera-se com esta pesquisa a dinamização do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva aliado o software GeoGebra para melhorar a qualidade do respectivo processo e responder os desafios da sociedade.

Biografia do Autor

Zeca Catuco André Quimuanga, Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Uíge)-Angola

Departamento de Ciências Exactas, Secção de Ensino de Matemática

Raúl Ceregido Domínguez, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED Sumbe)

Doutor em Ciências. Professor Titular. Docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola)

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos