Pensamento Algébrico na aprendizagem de equações do 1º grau
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e77155Resumo
Nesta pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa e a mesma classifica-se em descritiva. O objetivo do estudo foi compreender o nível de desenvolvimento do Pensamento Algébrico de alunos de uma turma da 8a classe, na resolução de situações-problema relativas a Equações do 1º grau. Participaram da pesquisa 28 alunos de uma Escola Secundária da Autarquia de Montepuez, da província de Cabo Delgado, em Moçambique. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário, cujas informações foram organizadas e analisadas segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados revelaram o domínio de atividades algébricas referentes aos níveis de desenvolvimento do Pensamento Algébrico Incipiente e o Pensamento Algébrico Intermediário, em que 24 alunos mobilizaram o nível incipiente e 4 alunos o nível intermediário. Estes resultados mostraram que os alunos estavam em um processo de transição do pensamento aritmético para o algébrico e as habilidades desenvolvidas por eles revelaram que estavam na fase de se familiarizarem com problemas algébricos e suas operações. Concluímos que as habilidades destes alunos, em função do seu nível de instrução, distanciam-se dos objetivos traçados no Programa de Matemática da 8ª classe do Sistema Nacional de Educação de Moçambique.
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