Pensamento Algébrico na aprendizagem de equações do 1º grau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e77155

Resumo

Nesta pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa e a mesma classifica-se em descritiva. O objetivo do estudo foi compreender o nível de desenvolvimento do Pensamento Algébrico de alunos de uma turma da 8a classe, na resolução de situações-problema relativas a Equações do 1º grau. Participaram da pesquisa 28 alunos de uma Escola Secundária da Autarquia de Montepuez, da província de Cabo Delgado, em Moçambique. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário, cujas informações foram organizadas e analisadas segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados revelaram o domínio de atividades algébricas referentes aos níveis de desenvolvimento do Pensamento Algébrico Incipiente e o Pensamento Algébrico Intermediário, em que 24 alunos mobilizaram o nível incipiente e 4 alunos o nível intermediário. Estes resultados mostraram que os alunos estavam em um processo de transição do pensamento aritmético para o algébrico e as habilidades desenvolvidas por eles revelaram que estavam na fase de se familiarizarem com problemas algébricos e suas operações. Concluímos que as habilidades destes alunos, em função do seu nível de instrução, distanciam-se dos objetivos traçados no Programa de Matemática da 8ª classe do Sistema Nacional de Educação de Moçambique.

Biografia do Autor

Constantino Hilário

Pesquisador independente

Elias Manensa Sabe, Universidade Rovuma - Extensão de Cabo Delgado

Docente e Investigador afecto no Departamento de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática da Extensão de Cabo Delgado.

Idio Vilar Albano

Universidade Rovuma –Montepuez, MTZ, Moçambique

Marinez Meneghello Passos

Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil

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Publicado

2021-03-09

Edição

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Artigos