Os três Mundos da Matemática na formação de professores que ensinam Matemática: o cálculo da área limitada por regiões poligonais regulares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82694

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo de discutir o estudo dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) de David Tall, no processo de formação inicial ou continuada de professores que ensinam Matemática. Ele desponta-se como um quadro teórico amplo, articulado e dinâmico que esquematiza o conhecimento matemático desenvolvendo-se em longo prazo por intermédio das ações humanas (professores e estudantes) nos objetos matemáticos. Englobam-se três formas matemáticas (prática, teórica e formal) de conduzir o pensamento matemático no transcorrer de processos de ensino e de aprendizagem da Matemática que se inter-relacionam com três maneiras de abstrair-se matematicamente (estrutural, operacional e formal). Dialoga-se uma situação hipotética com o cálculo da área de regiões limitadas por polígonos regulares em função do raio da circunferência que o circunscreve e tendo como base a área da região de um triângulo qualquer, a partir do valor do seno de um de seus ângulos internos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Ao final estendem-se as discussões para o cálculo da área da região limitada por um círculo.

Biografia do Autor

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000). Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, com experiência na área de Matemática, ênfase em Álgebra Não Comutativa, e em Educação Matemática, com ênfase em Ensino Superior e Pensamento Matemático. É docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL - PECEM, coordenadora do GT04 - Ensino Superior da SBEM e coordenadora do GEPPMat - Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático - UEL.

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Publicado

2021-10-27

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Artigos