Os três Mundos da Matemática na formação de professores que ensinam Matemática: o cálculo da área limitada por regiões poligonais regulares
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82694Resumo
Neste artigo tem-se o objetivo de discutir o estudo dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) de David Tall, no processo de formação inicial ou continuada de professores que ensinam Matemática. Ele desponta-se como um quadro teórico amplo, articulado e dinâmico que esquematiza o conhecimento matemático desenvolvendo-se em longo prazo por intermédio das ações humanas (professores e estudantes) nos objetos matemáticos. Englobam-se três formas matemáticas (prática, teórica e formal) de conduzir o pensamento matemático no transcorrer de processos de ensino e de aprendizagem da Matemática que se inter-relacionam com três maneiras de abstrair-se matematicamente (estrutural, operacional e formal). Dialoga-se uma situação hipotética com o cálculo da área de regiões limitadas por polígonos regulares em função do raio da circunferência que o circunscreve e tendo como base a área da região de um triângulo qualquer, a partir do valor do seno de um de seus ângulos internos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Ao final estendem-se as discussões para o cálculo da área da região limitada por um círculo.
Referências
Bisognin, E., Bisognin, V. & Leivas, J. C. P. (2016). Aprendizagem de sequências numéricas: pesquisa sobre dificuldades de licenciandos em Matemática. Zetetiké, 24(3), 361-377. doi: https://doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648090
Bueno, R. W. S. & Viali, L. (2019). O Cálculo e os Três Mundos da Matemática: um estado do conhecimento. DYNAMIS, 25(2), 39-55. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p39-55
Flôres, M. V. (2020). Construção dos números racionais na licenciatura: um estudo desenvolvido à luz dos Três Mundos da Matemática (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Franciscana, Santa Maria.
Lima, R. N. (2019). Dispositivos móveis em sala de aula: uma jornada pelos Três Mundos da Matemática. REVEMAT, 14(1), 1-21. doi: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e59790
Martelozo, D. P. S. (2019). Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da Matemática (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
Moise, E. E. & Downs, F. L. (1971). Geometria moderna. Edgard Blücher, São Paulo.
Polegatti, G. A. (2020). Jornadas pelos Três Mundos da Matemática sob perspectiva do Programa Etnomatemática na Licenciatura Intercultural Indígena (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
Schastai, M. B. (2017). Tall e Educação Matemática Realística: algumas aproximações (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
Soares, G. O. & Cury, H. N. (2017). O conteúdo de limite em cursos de Licenciatura em Matemática: uma pesquisa à luz dos Três Mundos da Matemática. ReBECEM, 1(1), 64-83. doi: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18557
Tall, D. O. (2007). Embodiment, Symbolism and Formalism in Undergraduate Mathematics Education. In Proceedings 10th Conference of the Special Interest Group of the Mathematical Association of America on Research in Undergraduate Mathematics Education. (pp. 1-18). San Diego, Califórnia, USA. Recuperado de http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall//pdfs/dot2007b-rume-keynote.pdf
Tall, D. O. (2008). The Transition to Formal Thinking in Mathematics. Mathematics Education Research Journal, p. 1-18. Recuperado de http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot2008e-merj-3worlds.pdf
Tall, D. O. (2013). How Humans Learn to Think Mathematically: Exploring the three worlds of mathematics. Cambridge: Cambridge University Press.
Tall, D. O. (2019). Complementing supportive and problematic aspects of mathematics to resolve transgressions in long-term sense making. In Proceedings Fourth Interdisciplinary Scientific Conference on Mathematical Transgressions, Cracow, Poland: Institute of Mathematics of the Pedagogical University of Cracow. (pp. 1-27). Recuperado de http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot2019a-transgressions-krakow.pdf
Tall, D. O. (2020). Making Sense of Mathematical Thinking over the Long Term: The Framework of Three Worlds of Mathematics and New Developments. In D. O. Tall, & I. Witzke, (Eds.), MINTUS: Beiträge zur mathematischen, naturwissenschaftlichen und technischen Bildung. (pp. 1-26). Wiesbaden: Springer. Recuperado de http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot2020a-3worlds-extension.pdf
Visintainer, M. (2019). Significados de Cônicas à luz dos Três Mundos da Matemática. (Tese de Doutorado em Educação Matemática) Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Educação Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).