A abordagem do pensamento algébrico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75727

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Anos Iniciais, BNCC, Early Algebra

Resumo

Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que discute o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O presente recorte traz especificamente a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca do pensamento algébrico, tendo os estudos de Blanton e Kaput como referencial teórico. É uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, que se pautou, principalmente, em relacionar as habilidades de Matemática propostas no documento às categorias do pensamento algébrico apresentadas no referencial teórico, analisando quantidade, distribuição e conteúdo das habilidades relacionadas a cada categoria. A análise mostrou que o documento apresenta elementos do pensamento algébrico nos Anos Iniciais, no entanto, além de não abranger todas as categorias propostas pelo referencial, ainda apresenta um desequilíbrio entre as categorias abrangidas. Sendo assim, destaca-se a importância de o professor atuante nos Anos Iniciais identificar os potenciais e as limitações do documento.

Biografia do Autor

Débora Cristina Borba Pereira Favero, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação Matemática

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, Brasil

http://lattes.cnpq.br/6895206638336920

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, Brasil

Professora Assistente Doutora

http://lattes.cnpq.br/0510953419404742

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Publicado

2021-03-09

Edição

Seção

Artigos