A abordagem do pensamento algébrico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75727Resumo
Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que discute o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O presente recorte traz especificamente a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca do pensamento algébrico, tendo os estudos de Blanton e Kaput como referencial teórico. É uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, que se pautou, principalmente, em relacionar as habilidades de Matemática propostas no documento às categorias do pensamento algébrico apresentadas no referencial teórico, analisando quantidade, distribuição e conteúdo das habilidades relacionadas a cada categoria. A análise mostrou que o documento apresenta elementos do pensamento algébrico nos Anos Iniciais, no entanto, além de não abranger todas as categorias propostas pelo referencial, ainda apresenta um desequilíbrio entre as categorias abrangidas. Sendo assim, destaca-se a importância de o professor atuante nos Anos Iniciais identificar os potenciais e as limitações do documento.Referências
Blanton, M., & Kaput, J. (2005). Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 36(5), 412-446.
Blanton, M., Schifter, D., Vickie, I., Lofgren, P., Willis, C., Davis, F., & Confrey, J. (2007). Early Algebra. In: V. J. Katz (Ed.), Algebra: Gateway to a Technological Future, (pp. 7-14). Columbia: The Mathematical Association of America.
Brasil. (1997). Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática (1ª a 4ª séries). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC.
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC.
Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores associados.
Katz, V. J. (2007). Executive Summary. In: V. J. Katz (Ed.), Algebra: Gateway to a Technological Future, (pp. 1-6). Columbia: The Mathematical Association of America.
Shulman, L. (2015). Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4(2), 196-229.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Educação Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).