Como livros didáticos de matemática dos anos iniciais estão abordando a educação financeira após a inclusão desta temática na BNCC?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80093

Resumo

Este artigo tem como propósito relatar e discutir os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar o trabalho com a Educação Financeira (EF) em uma coleção de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, após a obrigatoriedade de discussão desta temática em documentos oficiais. Com o consumo desenfreado e grande influência midiática, a EF propõe contribuir para o desenvolvimento social e financeiro da sociedade, estimulando um olhar crítico e reflexivo para essas questões. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e no método de análise documental. Neste caso, foram analisados livros didáticos de Matemática aprovados pelo PNLD (2019), fazendo-se a análise das atividades presentes nos já mencionados livros didáticos.com base na análise de conteúdo. Os resultados mostram que, comparado ao estudo de Santos (2017) que também analisou a EF em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entretanto, antes de sua obrigatoriedade, a quantidade de atividades encontradas foi maior, indicando que o espaço de discussão avançou. Todavia, defendemos que a EF ainda não é tratada com o devido cuidado pelos livros didáticos, visto a pouca variedade de temáticas, a necessidade de consultar o manual do professor para que as reflexões possam ocorrer e a pontual orientação de trabalho com a EF.

Referências

Aragão, A. B. B. Educação financeira de estudantes do ensino fundamental II: o que sabem sobre lucro? (Tese de doutorado em Psicologia Cognitiva). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2018). Ministério da Educação. PNLD 2019: Matemática. – Guia de livros. Brasília: MEC. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Ferreira, V., &Trindade, L. (2016). A educação financeira nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para o livro didático. Encontro Nacional de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8408_4346_ID.pdf

Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. (2010). Brasil: ENEF. Recuperado de file:///C:/Implementando%20a%20ENEF_BRASIL%202010.pdf

Lüdke, M., & André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Nakata, P., & Rocha, A. G. (2017). Aprender Juntos: Matemática - 1º ano. São Paulo: Edições SM.

Nakata, P., & Rocha, A. G. (2017). Aprender Juntos: Matemática - 2º ano. São Paulo: Edições SM.

Nakata, P., & Rocha, A. G. (2017). Aprender Juntos: Matemática - 3º ano. São Paulo: Edições SM.

Nakata, P., & Rocha, A. G. (2017). Aprender Juntos: Matemática - 4º ano. São Paulo: Edições SM.

Nakata, P., & Rocha, A. G. (2017). Aprender Juntos: Matemática - 5º ano. São Paulo: Edições SM.

Pessoa, C. (2016). Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M. V.; ARAUJO, F. (orgs.). Produção de conhecimentos na Pósgraduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Recuperado de https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/ppged/arquivos/files/TRABALHOS%20ENCOMENDADOS_E-BOOK.pdf

Santos, L. (2017). Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: Quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Silva, A., & Powell, A. (2013) Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – XI ENEM. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/2675_2166_ID.pdf

Downloads

Publicado

2021-10-25

Edição

Seção

Artigos