A formação inicial de professores de matemática como um espaço de mobilização e construção dos saberes docentes.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e78683

Resumo

A constatação apresentada por diversos autores da educação matemática, desde os anos 1990, de abordagens limitadas dos conteúdos geométricos ou do chamado abandono da geometria na educação básica levou a um movimento de retomada desse conteúdo na educação brasileira nos últimos anos. A formação inicial dos professores matemática se apresenta como ponto chave na superação desse cenário. Com isso, nossa pesquisa busca analisar de que forma futuros docentes estabelecem e mobilizam seus saberes geométricos para a docência a partir de uma intervenção didática, e assim compreender quais aspectos propiciaram a produção e mobilização destes saberes durante a licenciatura em matemática. Considerando a estrutura curricular do curso de licenciatura em matemática, o componente curricular obrigatório de estágio supervisionado se apresenta como um ambiente propício para o desenvolvimento de estudos acerca desta questão. Dessa forma, por meio de uma sequência didática, realizamos uma intervenção com a participação dos acadêmicos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe-SC. A abordagem metodológica que melhor permitiu atender aos objetivos deste estudo foi a qualitativa. A partir da análise dos resultados, concluímos que proporcionar momentos formativos em que os licenciandos possam desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre seus diferentes saberes, que possibilitem uma adaptação didática dos conhecimentos adquiridos na graduação em conhecimento escolares, deve ser uma preocupação da formação inicial.

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Publicado

2021-05-28

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Artigos