Traços da Modelagem Matemática escolar para o ensino de polinômios

Autores

  • Manoel Lucival Da Silva Oliveira Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA/UFPA) https://orcid.org/0000-0002-6959-6442
  • Gleison de Jesus Marinho Sodré Universidade Federal do Pará - Lotado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e78314

Palavras-chave:

Modelagem Matemática Escolar, Teoria Antropológica do Didático, Álgebra Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em criar certas condições a partir do uso de materiais concretos inspirado em objetos da geometria escolar, que torne possível de algum modo, o ensino de polinômios no oitavo ano do ensino fundamental. Essa problemática se insere no contexto da transposição didática do saber e, mais amplamente, de noções da Teoria Antropológica do Didático delimitado por um dos problemas docentes de interesse de referencial teórico bem como da linha cognitivista. Para isso, assumimos os recursos da Teoria Antropológica do Didático como instrumento de análise a partir de experimentações empíricas observadas em um curso com alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados encontrados revelam potencialidades das condições iniciais criadas em sala de aula, mas somente em ato, outras condições emergiram progressivamente no processo de estudos que tornou possível a modelagem matemática algébrica a partir da estruturação geométrica com materiais concretos dando sentido e significado as práticas polinomiais.

 

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Publicado

2021-03-09

Edição

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Artigos