Pensamento algébrico: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80794Resumo
Dada a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o Ensino Fundamental em dezembro de 2017, a finalidade do ensino de álgebra passou a ser o desenvolvimento do pensamento algébrico. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar se problemas propostos sobre sequências recursivas, que configura um dos conteúdos que compõem a unidade de Álgebra, estão sendo explorados em livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental de modo a contribuir com o desenvolvimento desse modo de pensar. Fundamentada nas características do pensamento algébrico de Almeida e Câmara (2017) e nos elementos essenciais de um problema segundo Malaspina (2017), entende-se este estudo como sendo de abordagem qualitativa e de cunho documental, em que se adotou como metodologia para análise dos problemas a Análise de Conteúdo da Bardin (2011). A partir do estudo realizado verificou-se que há indícios de uma reorientação dos livros didáticos do Ensino Fundamental no sentido de uma educação algébrica que visa o desenvolvimento do pensamento algébrico, conforme orienta a BNCC.
Referências
Almeida, J. R. & Câmara, M. S. (2017). Pensamento algébrico: em busca de uma definição. Revista Paranaense de Educação Matemática. Recuperado de: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1124
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Blanton, M. L. & Kaput, J. (2005). Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 36(5), 412-446.
Bianchini, E. (2018). Matemática – Bianchini: manual do professor. São Paulo: Moderna.
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192
Chimoni, M., Pitta-Pantazi, D. & Christou, C. (2019, fevereiro). Investigating early algebraic thinking abilities: a path model. In Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Recuperado de: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02415996/document
Fiorentini, D., Miorin, A. & Miguel, A. (1993). Contribuição para um Repensar a Educação. Algébrica Elementar. Pró-posições, v. 4(1), 78-91.
Iezzi, G. & Hazzan, S. (2004). Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual Editora.
Iezzi, G., Dolce, O. & Machado, A. (2018). Matemática e Realidade. São Paulo: Atual Editora.
Kaput, J. (2008). What is algebra? What is algebraic reasoning? In: Kaput, J., Carraher, D. & Blanton, M. (Eds.), Algebra in the Early Grades. (pp. 5-17). New York: Lawrence Erlbaum Associates.
Malaspina, U. J. (2015). Los niños crean problemas de matemáticas. Unión Revista Iberoamericana de Educación Matemática. Recuperado de: http://www.fisem.org/www/union/revistas/2015/42/42_Problema_12.pdf
Malaspina, U. J. (2016). Creación de problemas. Avances y desafíos en la Educación Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Recuperado de: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/61
Malaspina, U. J. (2017). La creación de problemas como medio para potenciar la articulación de competencias y conocimientos del profesor de matemáticas. En J. M. Contreras, P. Arteaga, G. R. Cañadas, M.M. Gea, B. Giacomone y M. M. López-Martín (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos. Recuperado de: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos/malaspina.pdf
Malaspina, U. J. (2018). ?Cómo crear problemas de matemáticas? Experiencias didácticas com professores em formación. Unión Revista Ibero-americana de Educación Matemática. Recuperado de: http://www.fisem.org/www/union/revistas/2018/52/52_problema.pdf
Radford, L. (2006). Algebraic thinking and the generalization of patterns: a semiotic perspective. In: North America Conference of the International Group of Psychology of Mathematics Education – PME. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/239933692_Algebraic_thinking_and_the_generalization_of_patterns_A_semiotic_perspective
Radford, L. (2009, janeiro). Signs, gestures, meanings: Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. In: Anais do Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Recuperado de: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.617.8010&rep=rep1&type=pdf
Radford, L. (2011). Grade 2 students’ non-symbolic algebraic thinking. In: CAI, J.; KNUTH, E. (Eds). A global dialogue from multiple perspectives. Berlin: Editora Springer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Educação Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).