Pensamento algébrico: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80794

Resumo

Dada a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o Ensino Fundamental em dezembro de 2017, a finalidade do ensino de álgebra passou a ser o desenvolvimento do pensamento algébrico. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar se problemas propostos sobre sequências recursivas, que configura um dos conteúdos que compõem a unidade de Álgebra, estão sendo explorados em livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental de modo a contribuir com o desenvolvimento desse modo de pensar. Fundamentada nas características do pensamento algébrico de Almeida e Câmara (2017) e nos elementos essenciais de um problema segundo Malaspina (2017), entende-se este estudo como sendo de abordagem qualitativa e de cunho documental, em que se adotou como metodologia para análise dos problemas a Análise de Conteúdo da Bardin (2011). A partir do estudo realizado verificou-se que há indícios de uma reorientação dos livros didáticos do Ensino Fundamental no sentido de uma educação algébrica que visa o desenvolvimento do pensamento algébrico, conforme orienta a BNCC.

Biografia do Autor

Flávia Pereira Righi, Universidade Franciscana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7555342996651465

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5106-7331

Leonardo Dalla Porta, Universidade Franciscana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6954019360018031

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3104-288X

Greice Scremin, Universidade Franciscana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8590324135636694

Ortcid: http://orcid.org/0000-0002-5686-9392

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Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Artigos