Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: uma comparação a partir da disciplina matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e81267

Resumo

Esse artigo se propôs a comparar os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, observando a parte dedicada a disciplina de matemática, para responder às questões: o que foi atualizado entre um documento curricular e outro? Quais as diferenças e semelhanças entre os dois? Para tentar respondê-las realizamos uma pesquisa bibliográfica contextualizando a criação de documentos curriculares nos últimos 50 anos e realizamos uma comparação entre os dois documentos. Como resultados, percebemos que tanto a BNCC quanto os PCN foram documentos construídos sem a participação de professores e pesquisadores, sem considerar as contribuições que poderiam trazer para esses debates e de que a BNCC previu a criação de currículos estaduais e municipais complementando-a. Ainda assim, os PCN tinham a propósito de fornecer elementos para ampliar o debate dos professores, enquanto a BNCC e um outro de caráter normativo. Essa era uma necessidade que poderia trazer dificuldades na medida em que alguns estados e municípios podem ter dificuldades técnicas nessa elaboração. Nos pareceu ainda ter sido destacada a álgebra na BNCC, visto que se tornou uma unidade temática e o estudo de funções se tornou obrigatório no ensino fundamental.

Biografia do Autor

Daniel Couto Gatti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Educação Matemática

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Departamento de Tecnologia da Inteligência e Design Digital, São Paulo – SP

Lucas Diego Antunes Barbosa, Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Salinas

Doutor em Educação Matemática

Instituto Federal do Norte de Minas Campus Salinas, Departamento de Licenciatura em Matemática, Salinas - MG

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Publicado

2021-10-25

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Artigos