Uma investigação didático-pedagógica no âmbito da aprendizagem cooperativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75085

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação didático-pedagógica no âmbito da aprendizagem cooperativa realizada durante o curso de nivelamento de matemática para estudantes ingressantes no curso de licenciatura e bacharelado em Matemática, em uma universidade federal brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a metodologia do experimento didático, na perspectiva da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental de Vasili Davidov. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, observação direta, registros audiovisuais, questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas. Os dados mostraram que poucos estudantes costumavam estudar matemática em grupo, muitos apresentavam dificuldades com a matemática básica, satisfação e interesse pelo trabalho em grupo. Melhorar a interação social foi a sugestão mais dada pelos estudantes aos seus pares, como forma de melhorar o trabalho do grupo. Destacamos nos depoimentos dos estudantes a presença da interação promotora, a aprovação da metodologia e do desempenho dos professores que atuaram no curso e o reconhecimento da importância deste curso, para rever conteúdos da matemática básica. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que o experimento didático-formativo combinado com os princípios fundamentais da aprendizagem cooperativa, revela-se como uma metodologia particularmente útil para os estudos que visam à integração de teoria e prática no campo da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Francisco Eteval da Silva Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Matemática.

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil

Educação Matemática

Referências

Alpay, E., & Ireson, J. (2006). Self-theories of intelligence of engineering students. European Journal of Engineering Education, 31(2), 169-180.

Aquino, O. F. (2015). O experimento didático-formativo: contribuições para a pesquisa em didática desenvolvimental. Uberaba, MG: Uniube.

Buchs, C., & Butera, F. (2015). Cooperative learning and social skills development. Collaborative learning: Developments in research and practice, 201-217.

Cohen, E. G., & Lotan, R. A. (2017). Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Penso Editora.

Cohen, E. G., Brody, C. M., & Sapon-Shevin, M. (Eds.). (2004). Teaching cooperative learning: The challenge for teacher education. Suny Press.

Cohen, E. G. (1994). Restructuring the classroom: Conditions for productive small groups. Review of educational research, 64(1), 1-35.

Davidov, V., & Markova, A. (1987). La concepción de la actividad de estudio de los escolares. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS, 316-336.

Dórdio Dimas, I., Lourenço, P. R., & Rebelo, T. (2018). Escala de satisfação com o grupo de trabalho (esagt): construção e estudos de validação. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(1), 197-210.

DO Carmo, P. F., & Igliori, S. B. C. (2017). Noções de pensamento matemático avançado utilizados em pesquisas na área de educação matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, 6(1).

Dweck, C. S. (2006). Mindset: The New Psychology of Success. NY: Ballantine Books.

Feichtner, S. B., & Davis, E. A. (1984). Why some groups fail: a survey of students’ experiences with learning groups. Journal of Management Education, 9(4), 58-73.

Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American psychologist, 34(10), 906.

Foldnes, N. (2016). The flipped classroom and cooperative learning: Evidence from a randomised experiment. Active Learning in Higher Education, 17(1), 39-49.

Freitas, R. A. M. D. M. (2010). Pesquisa em didática: o experimento didático formativo. X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED Centro-Oeste, 1-11.

Gillies, R. M. (2004). The effects of communication training on teachers’ and students’ verbal behaviours during cooperative learning. International journal of educational research, 41(3), 257-279.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.

Herrmann, K. J. (2013). The impact of cooperative learning on student engagement: Results from an intervention. Active learning in higher education, 14(3), 175-187.

Johnson, D., Johnson, R., & Smith, K. (1998). A aprendizagem cooperativa retorna às faculdades. Change, 3(4), 91-102.

Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (2008). Social interdependence, moral character, and moral education. In J. Nucci & D. Narvaez (Eds.), Handbook on moral and character education. Mahwah, NJ: Erlbaum Associates.

Johnson, D. W., Johnson, R., & Holubec, E. (1991). Cooperation in the college classroom. Edina, MN: Interaction Book Company.

Johnson, D. W., Johnson, R. T., & Stanne, M. B. (2000). Cooperative learning methods: A meta-analysis.

Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (2002). Learning together and alone: Overview and meta‐analysis. Asia Pacific Journal of Education, 22(1), 95-105.

Kagan, S. (1989). The structural approach to cooperative learning. Educational leadership, 47(4), 12-15.

Miller, A. (2014). Not Just Group Work—Productive Group Work (Edutopia report for George Lucas Educational Foundation). Retrieved from https://www.edutopia.org/blog/productive- group-work-andrew-miller

Palincsar, A. S., & Herrenkohl, L. R. (1999). Designing collaborative contexts: Lessons from three research programs.

Panitz, T. (1996). A definition of collaborative vs cooperative learning.

Roksa, J., Kilgo, C. A., Trolian, T. L., Pascarella, E. T., Blaich, C., & Wise, K. S. (2017). Engaging with diversity: How positive and negative diversity interactions influence students’ cognitive outcomes. The Journal of Higher Education, 88(3), 297-322.

Slavin, R. E. (1996). Research on cooperative learning and achievement: What we know, what we need to know. Contemporary educational psychology, 21(1), 43-69.

Stover, S., & Holland, C. (2018). Student Resistance to Collaborative Learning. International Journal for the Scholarship of Teaching and Learning, 12(2), 8.

Terwel, J., Gillies, R. M., Van den Eeden, P., & Hoek, D. (2001). Co‐operative learning processes of students: A longitudinal multilevel perspective. British Journal of Educational Psychology, 71(4), 619-645.

Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez.

Tolman, A. O. & Kremling, J. (2017). Why Students Resist Learning: A Practical Model for Understanding and Helping Students. Sterling, VA: Stylus Publishing.

Tran, V. D. (2014). The effects of cooperative learning on the academic achievement and knowledge retention. International journal of higher education, 3(2), 131-140.

Webb, N. M., & Mastergeorge, A. (2003). Promoting effective helping behavior in peer-directed groups. International Journal of Educational Research, 39(1-2), 73-97.

Neber, H., Finsterwald, M., & Urban, N. (2001). Cooperative learning with gifted and high-achieving students: A review and meta-analyses of 12 studies. High Ability Studies, 12(2), 199-214.

Johnson, D., & Johnson, R. (2000). The eight steps of ensuring diversity is a resource. The Newsletter of the Cooperative Learning Institute, 15(1).

Johnson, D., Johnson, R., & Holubec, E. (2001). Common Mistakes in Using Cooperative Learning. The Newsletter of the Cooperative Learning Institute, 16(1).

Widnall, S. E. (1988). AAAS presidential lecture: Voices from the pipeline. Science, 241, 1740-1745.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Artigos