Equações diferenciais ordinárias: uma análise de livros-texto indicados por cursos de licenciatura em matemática brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75935

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar uma pesquisa que analisou de que modo as propostas para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO), presentes em livros-texto, podem contribuir no trabalho de professores de Matemática ao selecionarem situações-problema envolvendo o conceito de função. Os pressupostos teóricos para construção desta pesquisa referem-se a Abordagem Qualitativa e a Análise de Modelos Matemáticos. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com a produção e análise dos dados seguindo pressupostos da Análise de Conteúdo. A fonte de produção de dados foi a análise de dois livros-texto de Equações Diferenciais mais citados por cursos brasileiros de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados permitiu concluir que ambos os livros apresentam modelos matemáticos para estudar EDO, sendo as funções mais exploradas as exponenciais, quadráticas e trigonométricas, em detrimento da função logarítmica, não abordada nos capítulos analisados. Quanto a abordagem qualitativa, verificou-se que é utilizada, também, em ambos os livros, porém de forma limitada em um deles, pois não explora as potencialidades do campo de direções.

Biografia do Autor

Alessandra Lucero Silva, Universidade Federal do Pampa, Itaqui - RS, Brasil

Maria Arlita da Silveira Soares, Professora Adjunta, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul-RS, Brasil

http://lattes.cnpq.br/3103885429038868

Leugim Corteze Romio, Professor Adjunto, Universidade Federal do Pampa, Itaqui-RS, Brasil

http://lattes.cnpq.br/8948008714853940

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Publicado

2021-03-09

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Artigos