As Licenciaturas em Matemática no estado do Rio Grande do Sul: um mapeamento do cenário atual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80309Resumo
Atualmente quase a totalidade dos brasileiros, em idade escolar adequada, estão matriculados na Educação Básica, apesar da dificuldade de se atingir as metas estabelecidas no Ensino Médio. Nesse sentido, cresce a demanda por professores licenciados em matemática, cujo problema em relação à falta de formação condizente com a prática profissional é histórico em nosso país. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento atual da oferta de vagas nos cursos de Licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul, trazendo como referencial alguns aspectos históricos que marcaram a constituição das licenciaturas em matemática no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio do levantamento de dados na Plataforma e-MEC, do Ministério da Educação, e utilizou-se como ferramenta a análise quantitativa. Concluímos que as vagas anuais para os cursos de Licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria, são ofertadas por instituições privadas e, majoritariamente, em cursos à distância. Além disso, constatou-se que há em processo a extinção de alguns cursos na modalidade presencial, todos em instituições de Ensino Superior privadas.
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