As Licenciaturas em Matemática no estado do Rio Grande do Sul: um mapeamento do cenário atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80309

Resumo

Atualmente quase a totalidade dos brasileiros, em idade escolar adequada, estão matriculados na Educação Básica, apesar da dificuldade de se atingir as metas estabelecidas no Ensino Médio. Nesse sentido, cresce a demanda por professores licenciados em matemática, cujo problema em relação à falta de formação condizente com a prática profissional é histórico em nosso país. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento atual da oferta de vagas nos cursos de Licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul, trazendo como referencial alguns aspectos históricos que marcaram a constituição das licenciaturas em matemática no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio do levantamento de dados na Plataforma e-MEC, do Ministério da Educação, e utilizou-se como ferramenta a análise quantitativa. Concluímos que as vagas anuais para os cursos de Licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria, são ofertadas por instituições privadas e, majoritariamente, em cursos à distância. Além disso, constatou-se que há em processo a extinção de alguns cursos na modalidade presencial, todos em instituições de Ensino Superior privadas.

Biografia do Autor

Daniel Fernandes da Silva, Instituto Federal Farroupilha

Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais em Ciências na Escola de Engenharia de Lorena (USP)

Especialista em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Licenciado em Matemática na Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professor de Educação Matemática do Instituto Federal Farroupilha, campi São Borja

Prof. Dra. Núria Hanglei Cacete, Universidade de São Paulo

Possui mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de educação, com ênfase em métodos de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação de professores, ensino e aprendizagem em geografia, políticas educacionais, currículo, multiculturalismo e educação.

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Publicado

2021-10-22

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Artigos