Estatística na formação inicial em pedagogia: a vivência do ciclo investigativo

the experience of the investigative cycle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e80159

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e implicações didáticas da implementação de uma sequência de ensino baseada no ciclo investigativo problema, planejamento, dados, análise e conclusão (PPDAC), advindas da imersão de estudantes de Pedagogia da Universidade (OCULTA). A pesquisa, com características da abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos para a coleta de dados: diários de campo, transcrições de áudios e fotos. Realizada com doze estudantes, foi utilizada a observação participante em três encontros presenciais. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo evidenciam contribuições no campo formativo e relacionados à Estatística e Matemática. O ciclo investigativo PPDAC mostrou-se eficaz para o desenvolvimento do pensamento estatístico, além da promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, abrindo caminho para a vivência de situações reais como possibilidade para a contextualização e aprendizagem de novos conceitos na formação inicial.

Biografia do Autor

Márcio Matoso de Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) e em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduação em Agronomia interrompida na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia clínica e instituional pela Faculdade Stella Maris (FACO). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Faz parte da Rede de educação Matemática Nordeste (REM-NE) e do grupo de produção de mídias digitais (PROMÍDIA/UFC). Atua como professor polivalente da rede municipal de Fortaleza-ce 

Arianny de Sousa Lira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Possui pós-graduação em Ensino de Matemática pela Faculdade Ateneu (2014). Participação no projeto de monitoria acadêmica da disciplina Laboratório de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Exerceu as funções de Tutora Presencial da Universidade Estadual do Ceará ministrado por intermédio do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2014-2016). Professora desde 2009, com experiência em escolas particulares e profissionalizantes. Coordenadora Escolar na EEEP PROFESSORA ALDA FAÇANHA (2017-2019). E atualmente sou Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) - Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE).

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal Ceará (2012) e doutorado em Educação (2016), pela mesma universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Em 2018 atuou como consultora de Matemática da SEDUC-CE e como consultora de produto do MEC para o programa PMALFA. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, formação de conceitos e Didática.

Referências

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Biajone, J. (2010). Projeto estatístico na pedagogia: Promovendo aprendizagens e (re) siginificando atitudes in In: Lopes, C. E.; Coutinho, C. Q. S.; Almouloud, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em educação estatística. 1.ed. Campinas, SP: Mercado de letras. p. 173-191.

Campos, C. R.; Wodewotzki, M. L. L.& Jacobini, O. R. (2011). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora. Coleção Tendências em Educação Matemática.

Castro, J. B. (2012). A utilização de objetos de aprendizagem para a construção e compreensão de gráficos estatísticos. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Castro, J. B. & Castro-Filho, J. A. (2015). Desenvolvimento do Pensamento Estatístico com suporte Computacional. Educação Matemática Pesquisa (online), v. 17, p.870-896.

Cazorla, I. M, Magina, S., Gitirana, V.& Guimarães, G. (2017). Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental (livro eletrônico). 1. Ed. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SAEM). ISBN: 978-85-98092-32-4. São Paulo.

Davidson, E. J. (2005). Evaluation methodology basics. Thousand Oaks: Sage.

Garfield, J. (1993). Teaching statistics using small-group cooperative learning. Journal of Statistics Education, Alexandria, v. 1, n. 1. https://doi.org/10.1080/10691898.1993.11910455

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Laville, C.; Dionne, J. (1999). A construção do saber: Manual da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMQ.

Lopes, C. E. (2010). Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: Lopes, C. E.; Coutinho, C. Q. S.; Almouloud, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em educação estatística. 1.ed. Campinas, SP: Mercado de letras, p. 47-64.

Pontes, M.M; Castro, J. B. (2020). A construção do conhecimento Matemático do pedagogo: uma investigação sobre os saberes para a prática pedagógica com Estatística. Jornal internacional de Estudos em Educação Matemática. v. 13 n. 4 (2020). Edição Especial.

Pontes, M.M. (2021). Processo formativo com Estatística: Pensamentos e reflexões de professoras. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). –, IFCE.

Nacarato, A.; Mengali, B.& Passos, C. (2017). A matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora. Coleção tendência em educação matemática.

Oliveira-Júnior, A. P &Vieira, M. L. (2015). A educação estatística nos anos iniciais do ensino fundamental: estado da arte. Revista triângulo, Belo Horizonte-MG, v.8, n.2. p.33-52

Ramos, M. N. (2004). Os contextos no ensino médio e os desafios na construção de conceitos. Rio de Janeiro (RJ): Fundação Oswaldo Cruz; Escola Temas de ensino Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, p.66-79.

Santana, M. S. (2011). A Educação Estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). – Departamento de matemática, UFOP, Ouro Preto.

Santana, M. (2016). Traduzindo pensamento e letramento estatístico em atividades para sala de aula. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 1165 - 1187, dez. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a17.

Wild, C. J. & Pfannkuch, M. (1999). Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, v. 67, n.3, p. 223-265.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática