Formação colaborativa de professores: a afetividade como parte dos conhecimentos docentes para ensinar Estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82038

Resumo

Neste artigo são descritas e analisadas evidências da produção de conhecimentos docentes específicos para o ensino de Estatística, especialmente os aspectos afetivos no relacionamento dos discentes com a Matemática e a Estatística. Estes conhecimentos foram identificados nas narrativas de um grupo de professores, formado sob o viés colaborativo, que tem se dedicado, desde 2018, a estudar a Educação Estatística. Sete encontros do Grupo foram gravados, transcritos e analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, o que originou a construção de sete discursos-síntese. Para este momento, são apresentadas as análises referentes ao discurso: “relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística”. No âmbito desta pesquisa, pode-se identificar conhecimentos dos professores acerca das crenças e atitudes dos discentes, bem como a influência destas variáveis afetivas para o processo educativo. Também foram mobilizadas compreensões curriculares, do conteúdo, das estratégias e materiais pedagógicos, do contexto educacional, dos propósitos educacionais e da formação em Estatística dos discentes, além das crenças e atitudes dos próprios docentes. À vista disso, por meio desta pesquisa buscou-se contribuir para a constituição de uma Base de Conhecimento para o ensino de Estatística, uma vez que conhecidas tais especificidades educativas, se poderá contribuir para a desenvolvimento e a prática profissional docente, atentos à relevância dos conhecimentos estatísticos para a formação dos discentes, no âmbito pessoal e profissional.

Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística e do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE. Fundadora e participante do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística - MoSaiCo Edu. Doutoranda no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. E-mail: karla.pschreiber@hotmail.com

Mauren Porci´úncula Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Dra. Mauren Porciúncula é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora doLaboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst. É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst - FURG/CNPq e Líder do Grupo InterNacional de Pesquisa em EducaçãoEstatística - GIIPEE. Idealizadora e Coordenadora do Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico -LeME, ganhador do Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education -IASE/ISI(2019). Fundadora do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística -MoSaiCoEdu. Proponente da criação e responsável pela Sala da Aprendizagem da Estatística - SalAEst, finalistado prêmio Murilo Marques da Fundação Carlos Chagas (2017). Tutora do PET Conexões de Saberes Estatísticos -SabEst. Coordenadora Adjunta do Curso de Pós Graduação Educação e Ciências - PPGEC/FURG (2020-2021). FoiCoordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da FURG (2014-2018). Foi Coordenadora de Campus daUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2004-2008). Foi vice-coordenadora (2014-2017) e atua como membro do Grupo de Trabalho de Educação Estatística - GT-12, da Sociedade Brasileira de EducaçãoMatemática - SBEM. É membro da Associação Brasileira de Estatística - ABE, da Red Latinoamericana deInvestigación en Educación Estadística - RELIEE e da International Association for Statistical Education - IASE. ÉCountry Coordinator do International Statistical Literacy Project - ISLP no Brasil desde 2015. Editora da EducaçãoMatemática em Revista SBEM-RS (1518-8221).

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática