Formação colaborativa de professores: a afetividade como parte dos conhecimentos docentes para ensinar Estatística
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82038Resumo
Neste artigo são descritas e analisadas evidências da produção de conhecimentos docentes específicos para o ensino de Estatística, especialmente os aspectos afetivos no relacionamento dos discentes com a Matemática e a Estatística. Estes conhecimentos foram identificados nas narrativas de um grupo de professores, formado sob o viés colaborativo, que tem se dedicado, desde 2018, a estudar a Educação Estatística. Sete encontros do Grupo foram gravados, transcritos e analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, o que originou a construção de sete discursos-síntese. Para este momento, são apresentadas as análises referentes ao discurso: “relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística”. No âmbito desta pesquisa, pode-se identificar conhecimentos dos professores acerca das crenças e atitudes dos discentes, bem como a influência destas variáveis afetivas para o processo educativo. Também foram mobilizadas compreensões curriculares, do conteúdo, das estratégias e materiais pedagógicos, do contexto educacional, dos propósitos educacionais e da formação em Estatística dos discentes, além das crenças e atitudes dos próprios docentes. À vista disso, por meio desta pesquisa buscou-se contribuir para a constituição de uma Base de Conhecimento para o ensino de Estatística, uma vez que conhecidas tais especificidades educativas, se poderá contribuir para a desenvolvimento e a prática profissional docente, atentos à relevância dos conhecimentos estatísticos para a formação dos discentes, no âmbito pessoal e profissional.
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