Operações com números racionais

Que (in)compreensões revelam os alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069

Palavras-chave:

Números Racionais, Frações, Operações Com Frações

Resumo

Este estudo qualitativo e interpretativo pretende conhecer que compreensões revelam os alunos do 5.º ano nas operações com números racionais antes e depois de uma experiência de ensino enfatizando o uso de modelos. Os dados foram recolhidos através de dois testes e quatro entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados mostram que, antes da realização da experiência de ensino, o conhecimento dos alunos das operações de adição e subtração restringiam-se à aplicação de regras. Após a experiência de ensino, os alunos demonstraram compreender a base concetual destas operações. Na multiplicação e divisão de frações, que envolvem uma compreensão concetual mais complexa, demonstraram importantes ideias associadas ao sentido de número racional e sentido de operação. O uso de modelos parece ter contribuído para a compreensão concetual das operações pelos alunos.

Biografia do Autor

João Pedro da Ponte

Professor catedrático da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, Portugal.

António Guerreiro

Professor adjunto da Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Faro, Portugal.

Referências

Behr, M., & Post, T. (1992). Teaching rational number and decimal concepts. In T. Post (Ed.), Teaching mathematics in grades K-8: Research-based methods (2nd ed.). (pp. 201-248). Boston, MA: Allyn & Bacon.

Braithwaite, D., Pyke, A., & Siegler, R. (2017). A computational model of fraction arithmetic. Psychological Review, v. 124(5), 603-625.

Cramer, K., Wyberg, T., & Leavitt, S. (2009). Rational Number Project: Fraction operations and initial decimal ideas. [Companion module to RNP: Fraction Lessons for the Middle Grades]. Recuperado de: https://docplayer.net/22797823-Rational-number-project.html.

Erickson, F. (1986). Qualitative methods in research on teaching. In M. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161). New York, NY: MacMillan.

Greer, B. (1992). Multiplication and division as models of situations. In D. A. Grouws (Ed.), Handbook of research in mathematics teaching and learning. (pp. 276-295). New York, NY: MacMillan, 1992.

Huinker, D. (2002). Examining dimensions of fractions operation sense. In B. Litwiller & G. Bright (Org.), Making sense of fractions, ratios, and proportions: NCTM 2002 Yearbook (pp. 72-78). Reston, VA: NCTM.

Johanning, D. (2017). A questioning framework for supporting fraction multiplication understanding. In Galindo, E., & Newton, J., (Eds.). Proceedings of the 39th annual meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 188-194). Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED581294.pdf.

Lewis, C., & Perry, R. (2014). Lesson study with mathematical resources: A sustainable model for locally-led teacher professional learning (pp. 22-42). Mathematics Teacher Education and Development, v. 16(1),22-42.

Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2014). Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória. Uni-pluri/versidad, v. 14(1), 102-114.

Wilkins, J., & Norton, A. (2018). Learning progression toward a measurement concept of fraction. International Journal of STEM Education, v. 5(27). Recuperado de: https://doi.org/10.1186/s40594-018-0119-2.

Zembat, I. (2015). An alternative route to teaching fraction division: Abstraction of common denominator algorithm (pp. 399-422). International Electronic Journal of Elementary Education, v7.(3). Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1068041.pdf.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Edição

Seção

Artigos