Operações com números racionais
Que (in)compreensões revelam os alunos?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069Palavras-chave:
Números Racionais, Frações, Operações Com FraçõesResumo
Este estudo qualitativo e interpretativo pretende conhecer que compreensões revelam os alunos do 5.º ano nas operações com números racionais antes e depois de uma experiência de ensino enfatizando o uso de modelos. Os dados foram recolhidos através de dois testes e quatro entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados mostram que, antes da realização da experiência de ensino, o conhecimento dos alunos das operações de adição e subtração restringiam-se à aplicação de regras. Após a experiência de ensino, os alunos demonstraram compreender a base concetual destas operações. Na multiplicação e divisão de frações, que envolvem uma compreensão concetual mais complexa, demonstraram importantes ideias associadas ao sentido de número racional e sentido de operação. O uso de modelos parece ter contribuído para a compreensão concetual das operações pelos alunos.
Referências
Behr, M., & Post, T. (1992). Teaching rational number and decimal concepts. In T. Post (Ed.), Teaching mathematics in grades K-8: Research-based methods (2nd ed.). (pp. 201-248). Boston, MA: Allyn & Bacon.
Braithwaite, D., Pyke, A., & Siegler, R. (2017). A computational model of fraction arithmetic. Psychological Review, v. 124(5), 603-625.
Cramer, K., Wyberg, T., & Leavitt, S. (2009). Rational Number Project: Fraction operations and initial decimal ideas. [Companion module to RNP: Fraction Lessons for the Middle Grades]. Recuperado de: https://docplayer.net/22797823-Rational-number-project.html.
Erickson, F. (1986). Qualitative methods in research on teaching. In M. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161). New York, NY: MacMillan.
Greer, B. (1992). Multiplication and division as models of situations. In D. A. Grouws (Ed.), Handbook of research in mathematics teaching and learning. (pp. 276-295). New York, NY: MacMillan, 1992.
Huinker, D. (2002). Examining dimensions of fractions operation sense. In B. Litwiller & G. Bright (Org.), Making sense of fractions, ratios, and proportions: NCTM 2002 Yearbook (pp. 72-78). Reston, VA: NCTM.
Johanning, D. (2017). A questioning framework for supporting fraction multiplication understanding. In Galindo, E., & Newton, J., (Eds.). Proceedings of the 39th annual meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 188-194). Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED581294.pdf.
Lewis, C., & Perry, R. (2014). Lesson study with mathematical resources: A sustainable model for locally-led teacher professional learning (pp. 22-42). Mathematics Teacher Education and Development, v. 16(1),22-42.
Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2014). Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória. Uni-pluri/versidad, v. 14(1), 102-114.
Wilkins, J., & Norton, A. (2018). Learning progression toward a measurement concept of fraction. International Journal of STEM Education, v. 5(27). Recuperado de: https://doi.org/10.1186/s40594-018-0119-2.
Zembat, I. (2015). An alternative route to teaching fraction division: Abstraction of common denominator algorithm (pp. 399-422). International Electronic Journal of Elementary Education, v7.(3). Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1068041.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).