Conhecimento para ensinar matemática nos anos iniciais: perspectivas presentes no cenário de pesquisas brasileiras sobre formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82551

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar quais aspectos do conhecimento profissional têm sido privilegiados nos estudos que discutem a formação continuada de professores que ensinam Matemática (PEM) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e os elementos que emergem desses estudos articulando conhecimento à prática profissional. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo Estado de Conhecimento, que teve teses e dissertações da plataforma CAPES, do período de 2015 a 2019 como fonte de coleta de dados. Como referência para análise, utilizaram-se três categorias de conhecimentos definidas a priori: Conhecimento do Conteúdo; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; e Conhecimento do Currículo. Elas foram complementadas com a articulação do conhecimento às crenças e concepções de PEM, na constituição das unidades de análise. Os resultados indicaram 8 aspectos preponderantes nos estudos: domínio de conceitos matemáticos; reconhecimento da natureza do conhecimento matemático; conhecimento de metodologias, estratégias e recursos para ensinar o conteúdo; capacidade de planejar a ação didática; relações entre os conceitos matemáticos; valores que definem o currículo de Matemática; organização do currículo: relação entre currículo e prática profissional. As análises demonstram, assim, que a formação continuada de PEM particularmente precisa considerar elementos para além dos aspectos/dimensões do conhecimento, porque os professores possuem crenças e concepções acentuadas pelas experiências práticas cristalizadas ao longo da atividade profissional. Portanto, esses espaços formativos devem ser orientados à reflexão sobre a prática, de modo a possibilitar, aos PEM, novas concepções e imagens, bem como aprofundamento de conhecimentos sobre a Matemática e seu ensino.

Biografia do Autor

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campo Mourão-

Licenciado em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - UNESP. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Realizou doutorado com auxílios da Capes e da Fundação Araucária e período de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, sob orientação da Prof.ª Dra. Hélia Oliveira, com bolsa do CNPq (Ciência Sem Fronteiras). Desde 2012, atua como professor da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, e desde 2019 é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM. Coordena e colabora em pesquisas financiadas pela Fundação Araucária e CNPq. Orienta/orientou trabalhos de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Iniciações Científicas bem como professores da rede estadual e municipal de ensino nos Programas de Desenvolvimento Educacional (PDE) e Mestrandos do PRPGEM. Investiga Formação de Professores que Ensinam Matemática; práticas pedagógicas e formativas; e Educação Estatística, sendo membro do GT12 da SBEM ? Ensino de Probabilidade e Estatística. É membro (vice-líder) do GEPTEMatE ? Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística (UNESPAR) e do Gepefopem ? Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática (UEL). É membro do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática (UNESPAR) e da Revista Luminária (UNESPAR) e atua como revisor de vários periódicos da área de Educação Matemática.

Referências

Abar, C. A. A. P., & Esquincalha, A. C. (2017). O uso de tecnologias na formação matemática de professores dos anos iniciais. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 7(1), 16-28.

Aguiar, C. P. D. (2018). Processos de aprendizagem da docência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais: a coletividade como princípio formativo (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Almeida, J. X. (2015). As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do Ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Assis, F. G. (2018). Formação continuada de professores na área de Matemática: uma análise crítica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.

Barreto, M. G. B. (2016). Formação continuada: um desvelar de saberes dos professores da Educação Básica em diálogos reflexivos sobre a estrutura multiplicativa (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo.

Belli, A. A. (2017). Percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Resolução de Problemas e Competências Socioemocionais (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Bueno, C. S. (2015). Educação Matemática no ciclo de alfabetização: entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a Alfabetização Matemática. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Carvalho, E. M. (2015). O uso da Modelagem Matemática na formação de professores de Matemática da Educação Básica (Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.

Chaparin, R. O. (2019). A formação continuada de professores que ensinam Matemática, centrada na resolução de problemas e em processos do pensamento (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Colins, F. (2015). Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará, Belém.

Costa, L. F. M. (2015). Vivências autoformativas no ensino de Matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará, Belém.

Curi, E. (2005). A matemática e os professores dos anos iniciais: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. São Paulo: Musa Editora.

Cyrino, M. C. D. C. T. (2017). Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, 10(24), 699-712.

Farias, F. D. (2015). Uso de softwares educativos para o ensino da Matemática: contribuições de um processo de formação de professores dos anos iniciais do ensino Fundamental (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Ferreira, N. S. D. A. (2002). As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & sociedade, 23(79), 257-272.

Frango, E. R. (2019). As contribuições de um curso de formação em Modelagem Matemática para o desenvolvimento de um guia formativo na perspectiva dos professores participantes (Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Gauthier, C. (1998). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijui.

Grando, R. C. (2004). O Jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo, Paulus.

Lopes, S. C. (2017). Comunidade de prática: resolução de problemas profissionais sobre o ensino de relações contextuais (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo.

Miola, A. F. S. (2018). Interações e mediações propiciadas pela pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional de professores de matemática (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Nacarato, A. M. (2005). Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, 9(9-10), 1-6.

Obata, J. Y. (2018). As TIC no ensino de Matemática: o que as produções didático-pedagógicas do PDE nos dizem? (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Oliveira, E. V. F. R. (2015). Formação Continuada de Professores e Sua Reflexão: estudo de Situações do Campo Conceitual Aditivo (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo.

Onuchic, L. R. (1999). Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In M. A. V. Bicudo. (Org.), Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. (pp. 199-218). São Paulo: Editora UNESP.

Pavanello, R. M. (2002). Formação de professores e dificuldades de aprendizagem em Matemática. In Bomura, M; Pavanello, R. M; Moraes, S. P. G. Formação de professores e prática profissional. (pp. 65-80). Maringá: Eduem.

Pietropaolo, R. C., Silva, A. F. G., & Campos, T. M. M. (2015). Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 28, 1269-1276.

Pinheiro, M. G. C. (2019). Ensino de Probabilidade nos anos iniciais: um estudo sobre o desenvolvimento profissional do professor (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo.

Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2002). Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, 11(2), 145-163.

Porto, F. R. (2016). Formação Continuada do Professor de Matemática para uso do Geogebra em dispositivo mobile (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo.

Pudelco, M. S. (2017). Resolução de problemas: saberes de professores participantes de políticas públicas de formação continuada em Matemática (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Rocha, A. K. O. (2015). A programação de computadores como meio para integrar diferentes conhecimentos: uma experiência com professores de Matemática (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo.

Rodrigues, R. U. (2019) Geometria e ensino híbrido... você já ouviu falar? Uma formação continuada de professores do Ensino Fundamental I (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Rogeri, N. K. O. (2015). Conhecimentos de professores dos anos iniciais para o ensino dos números racionais em sua representação decimal (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo.

Romanowski, J. P., & Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, 6(19), 37-50.

Santomé, T. J. (2013) Currículo escolar e Justiça social: o cavalo de Tróia da Educação. Trad.: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso.

Santos, M. J. C. (2018). O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?. Horizontes, 36(1), 132-143.

Santos, M. C., Ortigão, M. I. R., & Aguiar, G. S. (2014). Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?. Bolema, 28(49), 638-661.

Serrazina, L. (2003). A formação para o ensino de Matemática: perspectivas futuras. Educação Matemática em Revista, 14, 67-73.

Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2018). Formação de professores e desenvolvimento do sentido de número. In: R. F. Carneiro, A. C. Souza, & L. F. Bertini. (Orgs.), A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. (pp. 137-161). Brasília: SBEM.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Shulman, L. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-23.

Silva Jr., F. J. (2015). Intervenções Didáticas no Ensino de Frações e a Formação De Professores (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo.

Sousa, K. I. (2015). Formação continuada em Matemática: diversidade nos processos formativos para professores dos anos iniciais (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Souza, E. G., & Luna, A. V. A. (2014). Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: pesquisas, práticas e formação de professores. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, 9(Ed. Temática), 57-73.

Szymanski, M. L. S., & Martins, J. B. J. (2017). Pesquisas sobre a formação matemática de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação, 40(1), 136-146.

Teixeira, M. E. (2019). Elementos constituintes da atividade de formação continuada em Matemática na parceria Universidade-Escola (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Toja, A. P. U. (2016). As contribuições do PNAIC-Matemática na formação de professores alfabetizadores do Município de São Borja (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Vosgerau, D. S. A. R., & Romanowski, J. P. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 165-189.

Zuge, V. (2015). Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em formação: um olhar a partir de discussões sobre o sistema de numeração decimal no contexto do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática